Como um trabalho voluntário pode mudar sua vida?

Atualizado: 4 de out.

O trabalho voluntário molda e impacta a vida de milhares de pessoas diariamente, confira a seguir o depoimento de algumas vidas transformadas pelo servir.


Estudos científicos comprovam os benefícios do voluntariado.

Antes de começar a falar sobre os benefícios do trabalho voluntário, vamos definir juntos o que ele é.


O serviço voluntário ou trabalho voluntário é um trabalho não remunerado que é feito por pessoas físicas para organizações com ou sem fins lucrativos, podendo atuar em diversos setores e possuírem inúmeros objetivos. Esta resolução sobre trabalho voluntário está firmada em lei e se mantém em vigor até o momento.

De acordo com a Fundação ABRINQ

O serviço voluntário é uma das formas mais transformadoras de participação cidadã em nossa sociedade atual. Uma oportunidade de ampliar conhecimentos, aumentar habilidades sociais, e conviver com uma rede de pessoas com interesses, valores e propósitos comuns.

Até aqui entendemos o que é o trabalho voluntário, que ele é uma forma de exercermos a nossa cidadania e ética. Além disso, a Fundação ABRINQ mencionou alguns benefícios que se apresentam a partir do serviço voluntário. Mas, e se eu te dissesse que quem presta serviço voluntário pode ser mais saudável e realizado que pessoas que não fazem isso. Você acreditaria?


Ser voluntário é bom para a saúde


Um estudo que foi realizado na Suíça pelos pesquisadores Romualdo Ramos, Rebecca Brauchli, Georg Bauer, Theo Wehner e Oliver Hämmig começou com a hipótese de que o trabalho voluntário poderia ser um recurso psicossocial que poderia melhorar o equilíbrio entre trabalho-vida das pessoas, e assim, trazer benefícios para a saúde da população.

A pesquisa foi realizada com 746 trabalhadores suíços, dentre os quais 35% foram escolhidos para serem voluntários em uma organização sem fins lucrativos. Foram avaliadas durante a pesquisa o equilíbrio entre vida profissional e trabalho, as demandas de trabalho remuneradas e a saúde dos participantes.


Os resultados apresentaram que os participantes que eram voluntários tinham menos conflitos na vida profissional, síndromes como burnout e acúmulo de estresse, além de apresentarem melhores condições da saúde mental.


Este estudo foi publicado em uma revista científica de peso nos Estados Unidos. Outro estudo também publicado nessa revista foi realizado através de uma revisão de quase 3.000 artigos que relacionavam o voluntariado ao bem-estar, à melhora da saúde física e mental. Todos os estudos utilizados nessa revisão foram dos Estados Unidos e mostraram que o voluntariado melhorou as condições de saúde, movimentação, atividade física e satisfação com a vida, bem como diminuição da depressão e mortalidade dos participantes.


Esses dois estudos são provas de que o trabalho voluntário pode melhorar a saúde e dar leveza à vida. Mas, não é só isso que ele pode fazer. Acompanhe abaixo mais um ponto fundamental sobre o trabalho voluntário.


O trabalho voluntário nos dá mais empatia e autorealização

Ser voluntário muda o nosso caráter

O servir é muito poderoso. Não estou falando aqui de obrigações. Estou falando de quando nos colocamos à disposição do outro. Quando realizamos o serviço de modo intencional, quando abrimos nosso coração para dar, cuidar, amar, nós elevamos nosso espírito.


Alguns terapeutas defendem que o servir pode transformar a nossa mente por algumas razões como:


1-No servir nós ficamos expostos

Muitas vezes é no momento de servir o próximo que percebemos alguns desvios no nosso próprio caráter, como exemplo: a preguiça, a reclamação, o orgulho, a vaidade, o rancor, o egoísmo, e muito mais.


2-No servir nós suportamos momentos de dificuldade e desconforto

O servir muitas vezes é difícil e desconfortável, mas são esses pequenos momentos de desconforto que vivemos intencionalmente que fortalecem nossa mente e nos dão forças para sustentarmos e vivermos momentos de dificuldade real em nossas vidas.


Eles servem como uma carga de treino. Quando alguém começa a treinar numa academia, inicia seu treino com pequenas cargas para conseguir suportar grandes pesos na posteridade.


Essa força mental adquirida no lidar com o desconforto nos dá mais potência para lidarmos com frustrações e momentos de dificuldade maior durante nossos dias, como um momento de luto ou desemprego.


3- No servir nós aprendemos sobre o outro

O momento de se colocar à disposição de outras pessoas nos ajuda a moldar a empatia no nosso ser, nos ajuda a compreender a vivência e a dor do outro. Conseguimos sair um pouco da nossa própria visão de mundo e ampliarmos nosso olhar.


Uma das formas de servir o próximo é através do trabalho voluntário, mas não deixe de fazer isso onde você já está, na sua casa, no seu trabalho e desfrute dos benefícios que esse movimento pode te fornecer.


Um dos trabalhos voluntários feitos pela Asped é o acolhimento psicológico profissional.

Confira agora alguns depoimentos de voluntários da Asped que tiveram suas vidas transformadas pelo voluntariado.



Ana Clara

"Trabalhar na Asped pra mim é uma honra, tenho presenciado vidas sendo transformadas e isso é muito prazeroso. Gosto muito de ser voluntária, aprendo com cada ação social, cada pessoa que atendemos é uma história diferente. Servir o próximo muda muito a forma de pensar e de agir, nos faz dar valor no que temos e nas pessoas a nossa volta." Ana Clara, voluntária da Asped.



Isabela Ferreira

"Ser voluntária mexe em vários aspectos da minha vida, principalmente saber que com isso Deus pode me usar para fazer algo diferente e pode mudar a vida de alguém. Eu amo ser voluntária. Através do voluntariado eu comecei a entender outras realidades, e principalmente, eu comecei a amar pessoas, eu comecei a me colocar mais no lugar das pessoas." Isabela Ferreira, voluntária da Asped.




Adriana Reis

"Ser voluntária da Asped é motivo de imensa satisfação em minha vida. Ajudar outras pessoas com pequenos gestos. Seja financeiramente ou em tempo investido naquele lugar, não tem preço! É maravilhoso estar nesse meio social! Um sentimento de alegria, paz, comunhão e prazer em cumprir seu propósito investindo em vidas. Meu coração chega a transbordar, é imensurável poder ajudar e agregar na transformação de vidas. Estar envolvido nesse projeto social, chega ser uma terapia. Quantos dias fui tão desanimada, cansada, cheia de problemas, saindo de lá restaurada, aliviada e leve. Gratidão é a palavra pra mim, em estar contribuindo nessa missão social." Adriana Reis, voluntária da Asped.



Elciane Ramos e sua filha Sabrina

"Para mim, ser voluntária na Asped é algo muito especial, é algo de amor mesmo, porque é uma associação que a gente tem visto o crescimento dela ajudando a população da cidade, as pessoas mais carentes. Então, para mim, ser voluntária na Asped é algo que mexe comigo de uma forma muito grande porque a gente tem visto, né? Nós temos visto pessoas sendo abençoadas, pessoas sendo cuidadas, isso traz pra nós uma alegria muito grande no nosso coração. Servir ao próximo, ser voluntária é um prazer para mim nos dias em que nós temos que estar lá pra poder servir, contribuir com a produção das fraldas e outros serviços que a Asped precisa. É um grande orgulho fazer parte disso. Isso mudou muita coisa na minha vida, na vida da minha família porque foi algo que envolveu todos os membros da minha família, é um lugar onde podemos contribuir de várias formas e temos ajudado de acordo com as nossas possibilidades. É uma forma de ao mesmo tempo, servir ao próximo e também ter um momento pra nós mesmos. Para mim, estar ali conversando, trocando ideias, pensando em como vamos fazer algo novo para as pessoas, isso traz alegria pro meu coração, traz o refrigério para a minha alma. Ajudar o próximo é a coisa mais importante das nossas vidas. Ali é um momento em que eu me desligo de tudo lá fora e foco ali nos afazeres, onde eu também posso conversar e trocar ideias com as outras pessoas e de todas as formas, poder contribuir uns com os outros, ali nós desabafamos, falamos de nossas vidas, famílias, nossa vida conjugal, com os irmãos, é um momento muito prazeroso." Elciane Ramos, voluntária da Asped.


Nós da Asped amamos vidas e trabalhamos para promover o bem-estar dos nossos voluntários e da nossa comunidade.


Seja parte dessa família e comece hoje a fazer um novo trabalho voluntário. Nós temos vários setores aqui na Asped, você pode fazer parte da redação do blog, pode ser um profissional que oferta o seu serviço, pode trabalhar na fabricação de fraldas, ser um mantenedor, doador e muito mais. Venha conhecer mais da nossa associação!



Se gostou do nosso artigo, não esqueça de compartilhar com seus amigos e nos seguir nas redes sociais.



Contatos


Rua Calil Abrão, 121 - Luizote de Freitas

Uberlândia-MG - 38414-256

E-mail: contato@asped.org

Tel: +55 (34) 3217-9696

Whatsapp: +55 (34) 98805-2440

Site: www.asped.org





19 visualizações0 comentário