8 sinais de que você pode estar com problemas de visão

A saúde dos olhos pede cuidados. Saiba aqui quando procurar um profissional da área


Exames oftalmológicos periódicos são fundamentais para a manutenção da saúde ocular

Os olhos são a janela da alma, já dizia um antigo pensador. A visão é um dos principais sentidos que usamos para aprender, socializar, nos ambientar, e até mesmo, nos desenvolver. Ela, aliada aos outros sentidos, proporciona um reconhecimento do ambiente, nos dá a devida apreensão de detalhes que são importantes para nosso bem-estar e sobrevivência.


Cuidar da visão deve ser uma prioridade, se você quiser manter sua qualidade de vida atual a longo prazo. Para isso, é preciso estar atento a alguns sinais que o corpo fornece de que algo pode não estar indo muito bem.


A visão é um dos sentidos que promovem alguns aspectos da qualidade de vida

Entre esses sinais, reunimos aqui os 8 mais comuns para você ficar de olho.


1 - Dores de cabeça

É aquela dorzinha de cabeça que aparece depois de horas na frente do notebook, ou até mesmo, depois de ler um livro. Fique atento, pode ser que você esteja forçando seus olhos para enxergar. Essa dor relacionada a um problema ocular costuma ser na região dos olhos e sobrancelhas. Cabe investigar!


O uso excessivo de telas pode prejudicar a visão

2 - Irritação nos olhos

A irritação nos olhos se apresenta como uma vermelhidão no globo ocular, seja em parte dele ou nele como um todo. Pode vir acompanhada de lacrimejamento e sensibilidade à luz. Além disso, é sintoma de alguns problemas de vista e enfermidades causadas por contaminação de produtos químicos ou micro-organismos. Não deixe de verificar!



3 - Lacrimejamento

É aquela sensação de estar chorando quase o tempo todo, os olhos ficam marejados, às vezes até escorrem lágrimas durante o dia. Isso acontece quando os olhos estão repondo a lubrificação natural que, por algum motivo, está desregulada. O porquê pode ser causado por problemas de vista, até mesmo irritações nos olhos e enfermidades oculares.


A automedicação é um risco, procure um profissional e garanta um bom diagnóstico

4 - Sensibilidade à luz

A sensibilidade à luz é um desconforto nos olhos que aparece em ambientes com luz e no uso de telas muito claras, causando dor e incômodo intenso. Em alguns casos, as pessoas que sofrem desta sensibilidade são bem adeptas ao uso de óculos escuros e o modo escuro no celular. Essa sensibilidade pode significar alguns problemas que precisamos estar atentos, que variam desde a fotofobia à lesão nas córneas.


5 - Aproximar ou afastar objetos para ver melhor

Muitas pessoas têm o costume de afastar ou aproximar objetos, até mesmo franzir a testa para enxergar melhor. Atenção, esse tipo de comportamento revela que a visão pode estar com problemas. Talvez a vista esteja cansada ou você pode ter desenvolvido astigmatismo, miopia ou hipermetropia, entre outros problemas oculares.


Idosos são mais propensos a desenvolverem problemas de visão

6 - Sentir pressão nos olhos

Sentir essa pressão nos olhos é como ter uma mão que pressiona os olhos por cima das pálpebras. É um dos indicadores de que a sua saúde ocular pode estar em perigo. A principal doença relacionada a este tipo de sintoma é o Glaucoma, que pode causar cegueira a longo prazo por ser uma degradação do nervo óptico.


7 - Ter manchas na visão

As manchas na vista aparentam um vidro embaçado. Uma das doenças relacionadas às manchas na visão é a Catarata. Um pintor muito famoso, Claude Monet, sofreu com catarata durante sua vida. É nítido perceber em suas pinturas o resultado da doença e sua evolução.


8 - Ver imagens duplicadas

A visão de imagens duplicadas pode significar alguns problemas de vista, costuma vir acompanhada de outros sintomas como dor nos olhos. É aconselhado a procura imediata de um profissional para determinar o diagnóstico da enfermidade.


O uso do óculos pode auxiliar na correção e na cura de algumas enfermidades oculares

Saúde é prioridade

Nós vimos que a saúde dos olhos é bem delicada e por isso, é importante tomar todos os cuidados para manter a visão sadia. Isso inclui fazer consultas periódicas e buscar profissionais (oftalmologistas) ao sinal de qualquer incômodo mencionado nesse artigo.


Pensando em facilitar esse processo para você, a Asped fez parcerias para atendimentos oftalmológicos. É isso mesmo! Você pode conseguir consultas e exames a preço social pela Asped.


Quer desconto em exames e óculos? Entre agora em contato!



Contato Asped

Rua Calil Abrão, 121 - Luizote de Freitas

Uberlândia-MG - 38414-256

E-mail: contato@asped.org

Tel: +55 (34) 3217-9696

Whatsapp: +55 (34) 98805-2440


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo