5 dicas para ter uma rotina mais produtiva

A produtividade influencia nossa rotina, desempenhar menos tempo para cumprir as atividades diárias pode significar qualidade de vida


A organização semanal é uma forma de ter controle das atividades importantes de um período próximo

O nosso dia a dia é repleto de atividades e de preocupações que às vezes conseguimos identificar se estamos ou não sendo muito produtivos, não é verdade?!


Sempre ocupados, com muitas atividades sendo executadas em âmbitos pessoais e profissionais, não paramos para refletir sobre a nossa rotina e quais os resultados que ela tem trazido para nossa vida.


Torna-se essencial tirar esse tempo para refletir sobre nossa rotina, se nossos hábitos estão contribuindo para o alcance de metas e objetivos traçados, para entender em que ponto nos encontramos em nosso processo evolutivo. Além disso, é preciso entendermos se estamos sendo produtivos ou só nos mantendo ocupados com atividades que não nos levam a lugar algum.


E por esse motivo, elaboramos esse artigo para te explicar a melhor forma de alinhar suas tarefas profissionais e pessoais, tendo como objetivo conseguir cumprir todas as suas tarefas com eficiência e agilidade, obtendo uma rotina produtiva.


Mas afinal, o que é uma rotina produtiva?


Para alinhar suas tarefas pessoais e profissionais é fundamental ter tudo planejado para melhorar o seu dia a dia e não se perder em nenhuma das atividades diárias. Com tudo organizado é possível atingir suas metas e alcançar seus objetivos que tanto almeja.


Assim, uma rotina produtiva inicia pelo hábito de realizar o planejamento do seu dia, separando as atividades que demandam mais tempo para serem executadas, para que possam ser realizadas de forma prazerosa. Para te ajudar a criar uma rotina produtiva elaboramos este artigo trazendo algumas dicas para isso!


1 – Saiba quais são suas metas e objetivos


O primeiro passo para uma rotina produtiva é entender em que ponto você se encontra em sua jornada e onde deseja estar a médio e longo prazos. Ter ciência sobre isso, contribuirá para realizar suas tarefas diárias e conquistar os seus sonhos.


Anote em uma folha de papel, ou num bloco de notas do celular ou num documento em branco no computador onde você está agora, onde quer estar daqui a 3 anos e daqui a 5 anos ou mais.


Organizar o seu tempo para melhor aproveitá-lo é uma forma de autocuidado.

2 – Durma bem


Não adianta querer estabelecer uma rotina produtiva se já se inicia o dia cansado ou estressado. Por esse motivo é essencial ter uma boa noite de sono para que haja a reposição de energias e regulação do metabolismo e, assim, manter o corpo e a mente saudável para realizar, com foco e disciplina, as tarefas do seu dia a dia.


Crie uma forma de contabilizar suas horas de sono. Pode ser marcando a hora em que foi se deitar e a hora que levantou. Repare em qual dia você rendeu mais e o quanto você dormiu naquela noite. Descubra a quantidade ideal de horas para você dormir, a quantidade que te deixa descansado e produtivo e aplique isso no seu dia a dia.


3 – Pratique atividades físicas


A prática de atividades físicas diminui o estresse e aumenta a sensação do bem-estar, pois regula hormônios como o cortisol, conhecido como hormônio do estresse. Seu aumento provoca a falta de aprendizagem, falta de foco, lapsos de memória. Mas sua baixa também lesa o organismo, provocando fraqueza, fadiga e depressão. Por isso é tão importante para uma rotina produtiva, praticar exercícios físicos, pois nos deixam mais produtivos em nossas atividades diárias.


Para você que não pratica nenhuma atividade física ou tem problemas com a constância, estabeleça uma meta semanal de prática de exercícios, escolha a modalidade e comece com 2 dias de atividade. Depois de um mês adaptado, aumente para 3 dias na semana. Depois de mais um mês, aumente para 4 e assim sucessivamente.


Mesmo que você falhe um dia no seu cronograma, está tudo bem. O importante é começar de novo no dia seguinte.


4 – Planeje-se


Para uma rotina produtiva é extremamente necessário o planejamento do seu dia a dia, organizando o seu tempo, priorizando as tarefas que exigem maior atenção, realizando-as de forma prazerosa, tendo uma visão mais ampla do tempo necessário para executar as atividades diárias, realizando uma gestão de tempo mais eficaz, identificando se está gastando-o da melhor maneira para atingir as suas metas e alcançar seus objetivos ou procrastinando-o.


Faça uma lista com todos os seus afazeres do dia e delimite quais são os urgentes para a manhã, os urgentes para a tarde e os urgentes para a noite.


Contabilize as horas que você gasta para fazer cada tarefa diária, assim, quando montar a quantidade de atividades por turno saberá se essas atividades de fato cabem no tempo disponível.


Saber o tempo de cada atividade é fundamental para uma organização real do seu dia, evitando frustrações e sobrecargas

5 – Evite distrações


Cuidado com o tempo que dedica às redes sociais, visto que isso impacta negativamente a nossa produtividade, pois gastamos tanto tempo rolando o feed, olhando stories, vendo os últimos acontecimentos nos grupos de whatsapp que deixamos de cumprir nossas tarefas. Mudar este comportamento nos torna mais produtivos, além de não termos a sensação ao fim do dia que não fizemos nada.


Existem aplicativos disponíveis para os aparelhos móveis que podem ser usados como controle de tempo nas redes sociais.


Estabelecer uma rotina produtiva é essencial para que consigamos realizar todas as nossas atividades diárias, sendo elas pessoais e profissionais, com tranquilidade, sem sobrecargas, além de alcançar nossos objetivos.


Que tal incluir o voluntariado em sua rotina diária?


Na Asped tem lugar para seu talento! Venha fazer parte dessa família que está a impactar e transformar a comunidade.


Uma das formas de nos ajudar é sendo voluntário em um dos nossos diversos trabalhos, como na produção de fraldas geriátricas, atuando em alguma aula especializada oferecida à comunidade, sendo apoio em mutirões sociais e muito mais.


Conheça agora a Asped!



Contato Asped

Rua Calil Abrão, 121 - Luizote de Freitas

Uberlândia-MG - 38414-256

E-mail: contato@asped.org

Tel: +55 (34) 3217-9696

Whatsapp: +55 (34) 98805-2440



Imagem: Freepik


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo