Nail Designer: profissão que não para de crescer

Atualizado: 29 de jul.

Ser uma NAIL DESIGNER é muito mais que decorar unhas, é entender de forma completa todas as técnicas da atualidade no mundo das unhas


Série Profissões - Artigo 06

Nail Designer as vezes é confundida com a tradicional manicure que nossas mães e avós usavam o seu serviço no passado, mas hoje a profissão que sempre cuidou dos pés e das mãos, passou por transformações e é comum ver que o que muitas faziam antigamente no conjunto da profissão são feitos por outros profissionais, e Nail Designer é uma delas.


O que mudou na profissão?

Já não é de hoje que a profissão de manicure e pedicure mudou. Antigamente essa profissional fazia o trabalho de cuidado profundo dos pés, lixando, esfoliando e desencravando unhas, hoje esse trabalho não é mais parte da profissão e migrou para uma outra chamada Podólogo (a).


O cuidado das mãos também se desdobrou, e além da manicure que já fazia o trabalho de cutilagem e esmaltação, algumas profissionais se especializaram em alongamento de unhas, em que as unhas de fibra de vidro e gel ganharam o coração das mulheres que tem problemas com a estética de suas unhas; e outras especializaram em desenho nas unhas, que são as Nail Designers ou de forma "abrasileirada no estrangeirismo" - Designer de Unhas.

Quais habilidades da Nail Designer?

É uma profissional que já tem habilidade de manicuração, ou seja, o ponto de partida para se tornar uma Nail Designer é começar com o básico que são as técnicas de cuidado das unhas que toda manicure conhece. Se você ainda não é uma manicure, comece por um bom curso e comece a trabalhar fazendo unhas com esmaltação simples.


Após ganhar mais confiança avance para o próximo nível que é o desenho das unhas. Pode iniciar com a "francesinha" que não exige muita técnica de desenho fino, o degradê que é feito na esponjinha e assim você vai conseguindo oferecer em seu portfólio de serviços, alguns atributos a mais.


Para ser uma Nail Designer, você precisa ter algumas características fundamentais como paciência, criatividade e habilidade em desenhar. Isso não quer dizer que você precisa ser uma desenhista nata. Significa que precisa desenvolver essa habilidade, pois existem técnicas que você poderá adquirir com um curso, vídeos tutoriais e partir para o treino.


O treino inclusive é o grande diferencial das Nails Designers, pois quanto mais ela prática, mais ela se torna experiente e habilidosa. Sendo assim, organize um tempo na sua agenda para treinar até que se sinta segura em oferecer isso para suas clientes.


Por que a decoração de unhas está crescendo?

O crescimento na procura por unhas decoradas começou há mais de 15 anos atrás, quando os adesivos de flores e arabescos foram inseridas principalmente na unha

do dedo anelar conhecida como "filha única". De lá para cá, as unhas foram ficando mais tematizadas e as mulheres que sempre valorizam a estética, fizeram das suas unhas mais um item decorativo de seu look.


Outro fator que faz a decoração de unhas aumentar na preferência das mulheres é o fato de trazer mais personalidade e posicionamento da mulher moderna. Muitas escolhem sua decoração baseadas em eventos que vão participar, em ocasiões de família e até no calendário promocional do ano. Unhas com temas natalinos, de copa do mundo, de personagens e até de viagens que vão fazer. Vale tudo para se sentirem bem consigo mesmas.



Nail Designer é só decoração de unhas?

Não. A Nail Designer também trabalha ou pode trabalhar com o alongamento de unhas com fibra de vidro ou gel. Mas algumas optam por não trabalhar. O interessante é que a Nail Designer tenha o seu portfólio de trabalho para atender todo tipo de demanda, desde aquela cliente mais básica que só quer o serviço convencional de manicure, como as mais despojadas que querem arriscar no desenho e no alongamento.

Para ficar bem profissional, a Nail Designer pode ter uma publicidade no seu espaço que pode ser fixa como um banner, até uma digital, que é uma TV que fica passando fotos de seus trabalhos e ganhando os olhares de suas clientes e aumentando a sua visibilidade e o seu resultado.


O Sebrae traz muitas dicas de como montar sua própria esmalteria e oferecer serviços de cuidados com as unhas além de também poder vender produtos. Algumas esmalterias oferecem não apenas o ambiente de cuidados como ambiente de alimentação em alguns casos, espaço kids.


Se você quer investir nesse ramo, é interessante você pesquisar nestes órgãos que já tem pesquisas e informações apuradas sobre o assunto para começar pequeno e ir crescendo de acordo com sua demanda.


Quanto ganha uma Nail Designer?

Isso depende de muitos fatores. Depende do tempo de experiência que ela tem nisso e quanto seu trabalho com desenhos ou outros procedimentos mais especializados como alongamento de unhas é qualificado. Um outro fator que ajuda muito nos ganhos é o tempo gasto nos procedimentos.


Quanto mais ágil e habiliosa ela é, mais clientes atendem e mais aumenta seu resultado. Além disso tem o público que ela atende também. Se suas clientes foremr pessoas assalariadas, o seu trabalho tem um valor se for um público mais independente financeiramente é outro valor.


Sendo assim, uma Nail Designer iniciante pode chegar a ganhar 2 mil Reais e as que tem grandes nomes no Brasil chegam a tirar perto de 30 mil Reais. Mas é claro que quanto mais cursos, mais atualizações, mais tempo de experiência e mais profissionalização, o ganho aumenta. Tudo é proporcional.


O depoimento de uma Nail Designer


Lorena, Nail Designer em Uberlândia-MG

"A minha experiência como profissional Nail Designer, se transforma dia-a-dia se tornando um eterno aprendizado. Não é apenas a criação em uma unha, mas sim a forma de comunicar nas unhas da cliente os meus sentimentos. Estou por dentro das inovações e lançamentos de tendências do mercado, através de cursos , workshops e mídias sociais.

Hoje tenho meu negócio próprio, saí do trabalho doméstico e me sinto confiante ao entregar cada trabalho e receber cada feedback das minhas clientes. Busco estudar não apenas sobre decorações e modelos de unhas mas também sobre doenças e biossegurança. Ser Nail Designer é para mim além de tudo já falado, se entregar. Eu sou grata pelos frutos que colhi."




Quer ensinar a profissão de Nail Designer?

A Asped é uma Ong que busca o desenvolvimento humano e social das pessoas de baixa ou nenhuma renda. Se você é uma profissional Nail Designer e quer se voluntariar ou fazer uma parceria para dar Workshops ou Cursos sobre o assunto de forma gratuita ou a preço social, faça contato conosco que podemos firmar uma parceria para juntos tranformarmos o mundo ao nosso redor.


Contatos


Rua Calil Abrão, 121 - Luizote de Freitas

Uberlândia-MG - 38414-256

E-mail: contato@asped.org

Tel: +55 (34) 3217-9696

Whatsapp: +55 (34) 98805-2440

Site: www.asped.org


Imagens: Google Imagens




14 visualizações0 comentário