
Janeiro Branco - Como você está?
Essa pergunta simples coloca em voga uma questão essencial, muitas vezes esquecida, a saúde mental

Essa pergunta pode ser feita de forma superficial a você em vários momentos, mas o janeiro branco é um convite para que essa pergunta reflexiva possa ser feita com seriedade e profundidade. Como você está realmente? Como você está se sentindo? Como está a sua vida e suas relações?

Quando se trata da saúde do corpo é muito comum que, de tempos em tempos, seja feito um check up para aferir a qualidade da sua saúde. Porém a forma de avaliar a saúde mental é mais sutil, mas tão importante quanto a avaliação da saúde física. Afinal, diversas doenças possuem a característica psicossomática, que significa que a doença física tem relação ou causa psicológica.
“É necessário entender que a saúde engloba tanto a saúde física quanto a saúde mental.”
A campanha Janeiro Branco
Assim como outros meses temáticos, o janeiro branco foi criado com o intuito de divulgar e propiciar um diálogo sobre um tema, neste caso a saúde mental.
Idealizado pelo psicólogo Leonardo Abrahão em 2014, a campanha foi criada para mobilizar os profissionais da saúde para eventos em espaços públicos na cidade de Uberlândia e também levar a discussão sobre saúde mental para as redes sociais.
A campanha viralizou na internet através das redes sociais e foi tão importante que em muitos lugares se tornou lei municipal e até estadual. Tal dimensão de alcance revela a importância de olhar para a humanidade de forma integral e também ter a possibilidade de ofertar o cuidado de forma total, incluindo cada vez mais a saúde mental.
O mês de janeiro foi eleito intencionalmente pois, a virada do ano remete uma simbologia cultural de renovação e esperança, trazendo para muitos as famosas promessas de fim de ano. Assim, o ano novo seria como uma folha em branco na qual é possível escrever, ou reescrever, uma nova história.
É preciso diálogo
Muitas vezes a saúde mental é reduzida ao diagnóstico de doenças como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, porém é necessário quebrar alguns tabus sobre o que é saúde mental.

Saúde mental é também prevenção e psicoeducação.
A prevenção na saúde mental pode evitar que pessoas adoeçam, e caso adoeçam entendam as possibilidades de ajuda.
Se você perceber que está muito difícil entender como está sua saúde emocional e mental, ou se você avaliar que não está bem, então é o momento de buscar ajuda com um profissional de saúde qualificado (psicólogo e/ou médico).
Quem cuida da mente, cuida da vida
Esse é o lema do janeiro branco, e para se cuidar a campanha aponta algumas atitudes como:
Prática de exercícios físicos e hobbies terapêuticos
Autoconhecimento
Vínculos sociais profundos
Espiritualidade saudável
Contato com a natureza
Essas atitudes citadas remetem à palavra cuidado, revelando outro lema do janeiro branco: “todo cuidado conta”.
Diante dessas atitudes a serem tomadas pode surgir algum contratempo, ou melhor, a falta de tempo pode aparecer como um desafio. Mas, há um dito popular que diz ‘saúde em primeiro lugar’, assim, como você já sabe que o conceito de saúde é integral (mente e corpo), se torna evidente a prioridade em cuidar da saúde mental.
De janeiro a janeiro
Apesar de o mês de janeiro ser o mês especial de conversar sobre saúde mental, é possível dizer que janeiro é apenas simbólico, todo dia é dia de lembrar a importância do voltar-se para si e se voltar para o outro.
O cuidado com a sua saúde mental precisa ser de janeiro a janeiro.
A Asped sabe que a saúde precisa ser vista como integral e trabalha para promover o desenvolvimento biopsicossocial.

Para isso, a instituição possui parceria com psicólogos e oferece atendimento psicológico com valores acessíveis à comunidade e, a depender da situação, até mesmo gratuitamente.
Se você precisa de ajuda para escrever uma nova história em 2022 entre em contato com a Asped!
Fonte das Imagens: Site Janeiro Branco
Contato Asped
Rua Calil Abrão, 121 - Luizote de Freitas
Uberlândia-MG - 38414-256
E-mail: contato@asped.org
Tel: +55 (34) 3217-9696
Whatsapp: +55 (34) 98805-2440