Janeiro Branco - Como você está?

Essa pergunta simples coloca em voga uma questão essencial, muitas vezes esquecida, a saúde mental

Imagem Janeiro Branco: "Quem cuida da mente cuida da vida."

Essa pergunta pode ser feita de forma superficial a você em vários momentos, mas o janeiro branco é um convite para que essa pergunta reflexiva possa ser feita com seriedade e profundidade. Como você está realmente? Como você está se sentindo? Como está a sua vida e suas relações?

Imagem Janeiro Branco: "Saúde raiz é saúde mental!"

Quando se trata da saúde do corpo é muito comum que, de tempos em tempos, seja feito um check up para aferir a qualidade da sua saúde. Porém a forma de avaliar a saúde mental é mais sutil, mas tão importante quanto a avaliação da saúde física. Afinal, diversas doenças possuem a característica psicossomática, que significa que a doença física tem relação ou causa psicológica.


“É necessário entender que a saúde engloba tanto a saúde física quanto a saúde mental.”


A campanha Janeiro Branco

Assim como outros meses temáticos, o janeiro branco foi criado com o intuito de divulgar e propiciar um diálogo sobre um tema, neste caso a saúde mental.


Idealizado pelo psicólogo Leonardo Abrahão em 2014, a campanha foi criada para mobilizar os profissionais da saúde para eventos em espaços públicos na cidade de Uberlândia e também levar a discussão sobre saúde mental para as redes sociais.


A campanha viralizou na internet através das redes sociais e foi tão importante que em muitos lugares se tornou lei municipal e até estadual. Tal dimensão de alcance revela a importância de olhar para a humanidade de forma integral e também ter a possibilidade de ofertar o cuidado de forma total, incluindo cada vez mais a saúde mental.


O mês de janeiro foi eleito intencionalmente pois, a virada do ano remete uma simbologia cultural de renovação e esperança, trazendo para muitos as famosas promessas de fim de ano. Assim, o ano novo seria como uma folha em branco na qual é possível escrever, ou reescrever, uma nova história.


É preciso diálogo

Muitas vezes a saúde mental é reduzida ao diagnóstico de doenças como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, porém é necessário quebrar alguns tabus sobre o que é saúde mental.

Imagem Janeiro Branco: "Precisamos falar sobre saúde mental com todo mundo!"

Saúde mental é também prevenção e psicoeducação.


A prevenção na saúde mental pode evitar que pessoas adoeçam, e caso adoeçam entendam as possibilidades de ajuda.



Se você perceber que está muito difícil entender como está sua saúde emocional e mental, ou se você avaliar que não está bem, então é o momento de buscar ajuda com um profissional de saúde qualificado (psicólogo e/ou médico).





Quem cuida da mente, cuida da vida

Esse é o lema do janeiro branco, e para se cuidar a campanha aponta algumas atitudes como:

  • Prática de exercícios físicos e hobbies terapêuticos

  • Autoconhecimento

  • Vínculos sociais profundos

  • Espiritualidade saudável

  • Contato com a natureza

Essas atitudes citadas remetem à palavra cuidado, revelando outro lema do janeiro branco: “todo cuidado conta”.


Diante dessas atitudes a serem tomadas pode surgir algum contratempo, ou melhor, a falta de tempo pode aparecer como um desafio. Mas, há um dito popular que diz ‘saúde em primeiro lugar’, assim, como você já sabe que o conceito de saúde é integral (mente e corpo), se torna evidente a prioridade em cuidar da saúde mental.


De janeiro a janeiro

Apesar de o mês de janeiro ser o mês especial de conversar sobre saúde mental, é possível dizer que janeiro é apenas simbólico, todo dia é dia de lembrar a importância do voltar-se para si e se voltar para o outro.


O cuidado com a sua saúde mental precisa ser de janeiro a janeiro.

A Asped sabe que a saúde precisa ser vista como integral e trabalha para promover o desenvolvimento biopsicossocial.

Imagem Janeiro Branco: "Vem pra saúde mental"

Para isso, a instituição possui parceria com psicólogos e oferece atendimento psicológico com valores acessíveis à comunidade e, a depender da situação, até mesmo gratuitamente.


Se você precisa de ajuda para escrever uma nova história em 2022 entre em contato com a Asped!




Fonte das Imagens: Site Janeiro Branco


Contato Asped

Rua Calil Abrão, 121 - Luizote de Freitas

Uberlândia-MG - 38414-256

E-mail: contato@asped.org

Tel: +55 (34) 3217-9696

Whatsapp: +55 (34) 98805-2440


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo