Relato pessoal: Como o Jiu-Jitsu me fez um homem mais forte

Conheça a história de lutadores que com a prática de Jiu-Jitsu se tornaram homens mais fortes, não só fisicamente


Fernando passando por uma graduação dentro da modalidade

A prática de atividade física durante muito tempo foi associada a melhora física do corpo, mas muitos estudos recentes já comprovaram a eficácia da prática de exercícios para a melhora da saúde como um todo, seja ela física ou mental. A movimentação do corpo é benéfica em diversos sentidos, produz regulação hormonal, fortalecimento muscular, disposição, regulação do sono e sensação de satisfação, entre outros fatores.


Existem inúmeras modalidades de exercícios para serem praticados. Uma das formas de se beneficiar desta prática no dia a dia, é se aventurar em uma luta. Não vamos listar aqui novamente razões para a prática de uma luta, mas, hoje traremos depoimentos de lutadores da modalidade de luta Jiu-Jitsu que tiveram muito mais que sua saúde física e mental impactadas pelos exercícios corporais. Esses homens encontraram uma força superior mental que transformou o modo como eles vivenciam suas vidas hoje.


Gustavo Bruno praticou Jiu-Jitsu durante 3 meses. Ele comentou que em sua breve experiência percebeu valores como o companheirismo, a disciplina e a perseverança totalmente atrelados na prática dessa arte suave.


Suportar Pressão

O praticante de Jiu-Jitsu Mickael Costa forneceu a seguinte fala:


Fernando à extrema direita e Mickael, ao seu lado, em aula de Jiu-Jitsu ministrada por Fernando
"O Jiu-Jitsu é uma arte onde aprendi disciplina e respeito. Ali preciso aguentar a pressão dos golpes aplicados em mim e percebi que consegui levar esse ensinamento para fora do tatame. Consegui me tornar um homem mais disciplinado no meu dia a dia, percebi que eu respeito mais as pessoas a minha volta e além de tudo isso, hoje sou mais forte para aguentar as pressões que há na vida, no trabalho, na escola e em casa."

A partir do depoimento de Mickael, conseguimos perceber que a prática no tatame começou a lapidar o seu caráter e deu a ele ferramentas para lidar com situações fora do momento da luta.


Superação

Paulo Henrique, lutador que pratica a modalidade há aproximadamente 5 anos, nos forneceu um depoimento. Ele comentou que uma das maiores vantagens da prática do JJ (Jiu-Jitsu) foi entender os seus limites e perceber que sempre consegue ir além do que imaginava.


PH, à esquerda, conquistando sua primeira faixa em 2016

Para ele o JJ vai além do esporte e atividade física, é um estilo de vida, uma verdadeira terapia onde aprende a compreender seus medos. Ele disse:

"É bom saber que mesmo nas situações mais difíceis existe um jeito de “virar o jogo”, é isso que eu levo para além do tatame."

Sobre a força física e mental, acrescentou:


Hoje, sei que em situações de perigo como exemplo, alguém me atacar na rua, sei que conseguirei me defender. Mentalmente, tudo aquilo que vivo no tatame eu consigo levar também para fora me trazendo muito mais segurança em diversas situações.

O depoimento de PH (Paulo Henrique) nos trouxe mais duas vantagens na prática do JJ, a possibilidade de superação de limites e o aumento da segurança pessoal.


Resiliência

No ano de 2020, além de lidar com os efeitos da pandemia, Fernando perdeu o seu pai e sofreu um rompimento de um relacionamento amoroso. Ele, que pratica a arte suave há quase 8 anos, comentou que o JJ foi a peça fundamental para ele conseguir se reerguer e estar mais estável mental e sentimentalmente.


Fernando aprendeu sobre resiliência no tatame.
"Eu estava extremamente abatido, essa pressão que eu sofria internamente, essa dor que eu estava sentindo, eu usei como uma motivação, como um combustível pra eu poder me reequilibrar. Eu usei esse momento para me apegar mais ao esporte, me coloquei em mais momentos de pressão, desconforto. O Jiu me fez aprender sobre resiliência. Eu vi a capacidade de eu me renovar, me reerguer depois de uma queda. Me reerguer mais forte, melhor, mais centrado. Foi fundamental pra que eu não caísse numa depressão, não caísse e ficasse lá. Eu usei essa dor pra que eu pudesse sair dela mais forte. E aqui estou eu."

Fernando comentou que o maior aprendizado que leva para a vida é que no tatame não existe maior ou menor, rico ou pobre, não existe diferença social, todos são iguais. O que diferencia uma pessoa da outra é o tempo que cada uma já está no caminho. É um caminho árduo e isso torna quem luta mais persistente, mais confiante, mais respeitoso.


Entendi que nada é impossível. A pressão que você sofre lá no tatame, e se empenha em superar, ela te faz crescer. A gente aprende a passar por vários desertos sem olhar para trás, sem desmerecer e reclamar, isso te torna uma pessoa mais grata e mais forte.

Fernando finalizou sua fala comentando que no JJ você é lapidado. Ele mencionou que na bíblia há um versículo que fiz que como o ferro afia o ferro, um amigo afia o outro. Fernando disse que entende que o seu propósito na vida é de evoluir e aprender.


"Isso não quer dizer que você não vai passar por situações difíceis no tatame, mas cada momento que eu superei me fez um homem mais calmo, humilde, renovado e confiante, sem medo. Davi acreditou no Senhor e derrotou um gigante, eu acredito que posso derrotar gigantes confiando no Senhor e usando aquilo que eu aprendi no JJ. A vida é cheia de altos e baixos, e você precisa aprender a suportar o peso de viver. O JJ me fez não desistir dos meus sonhos."

A prática do Jiu-Jitsu traz inúmeros benefícios

A força necessária para avançar, ter disciplina e sustentar-se em situações difíceis pode ser trabalhada mentalmente na superação de pequenos desconfortos.


Se estiver interessado em conhecer de perto este trabalho fantástico que o mestre em Jiu-Jitsu Fernando Viana conduz aqui na Asped, entre em contato conosco e venha participar de uma das aulas.





Contatos

Rua Hermes Pacheco,150, sala1 - Luizote de Freitas

Uberlândia-MG - 38414-256

E-mail: contato@asped.org

Tel: +55 (34) 3217-9696

Whatsapp: +55 (34) 98805-2440

Site: www.asped.org




15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo