Futuro do trabalho: Saiba quais profissões vão desaparecer até 2030

A certeza de que algumas profissões estão com os dias contados, aumenta a atenção de estudantes e pessoas em transição de carreira


Série Profissões - Artigo 03
Robôs que fazem serviço de quarto em hotel

As mudanças no mundo são comuns em todas as épocas, basta olharmos nos livros de história e entenderemos que é comum a sociedade se reorganizar de tempo em tempo, com inovações e transformações que favorecem de certa forma a vida da humanidade por meio de tecnologias.

Acendedor de poste, profissão extinta no final do Século XIX

Desde o surgimento do fogo, é comum ver o mundo nessa constante. A escrita foi um grande avanço, assim como as construções, a agricultura e os meios de transporte. Nos últimos 100 anos, a humanidade viveu um tempo de muitas mudanças e com todas elas profissões foram desaparecendo. Um exemplo típico de citar é o "ascendedor de postes" que trabalhava nas cidades nos finais de tarde, para acender com chamas os diversos postes que eram espalhados nos principais pontos da cidade, para iluminar as ruas a noite.

Com o surgimento da Energia Elétrica e sua popularização aos poucos pelo mundo, foi inevitável que essa e outras profissões fossem extintas.


Outras que podemos citar são: telefonista, lanterninha de cinema, operador de mimeógrafo e tantas outras. O fato é que com a evolução, profissões somem e outras surgem.


Vivemos um tempo de muitas mudanças por causa da Internet que tem favorecido o surgimento de muitos serviços online. As agências bancárias concentraram boa parte de seus serviços em aplicativos e sites, o que diminuiu drasticamente o atendimento presencial e reduziu o número de agências. O mundo está mudando e é preciso ficar atento para que dentro de 10 anos você não seja surpreendido com a sua profissão pendurando as chuteiras.


Confira 10 profissões que estão na lista acabarem

  1. Serviço de Quarto de hotel (entrega de refeição nos quartos);

  2. Bibliotecário;

  3. Operador de Telemarketing;

  4. Árbitro;

  5. Assistente jurídico;

  6. Cartógrafo;

  7. Operador de caixa de supermercado;

  8. Analista de crédito e empréstimo;

  9. Porteiro;

  10. Arquivista.


Veja 10 novas profissões que estão surgindo

  1. UX Design;

  2. Cientista de Dados;

  3. Gestor de Mídias Sociais;

  4. Consultor de Investimentos;

  5. Desenvolvedor de Games;

  6. Especialista em Telemedicina;

  7. Coach;

  8. Perito forense digital;

  9. Condutor de Drones;

  10. Geneticista.

Muitas outras profissões irão desaparecer e outras irão surgir. Este artigo trouxe apenas uma amostra para o conhecimento dos leitores de nosso Blog. Sendo assim, é extremante importante que alunos do Ensino Médio estejam atentos à essas transformações e encontrem profissões que estejam de acordo com o seu perfil, mas que também estejam enquadradas nas profissões do futuro.


Sempre notícias e atualizações sobre esse cenário tem saído na imprensa mundial. É importante observar que algumas profissões sofrerão profundas modificações, como já tem ocorrido com a carreira de jornalista.


Não há motivos para desespero. Toda transformação social traz com elas melhorias. As profissões que tendem a se aposentar são as de caráter repetitivo, manuais e que feito por máquinas não irão tirar empregos, mas sim trazer evolução profissional para muitos que hoje ficam em trabalhos exaustivos e muitas das vezes maléficos à saúde.


A importância da qualificação profissional

Foi o tempo que as pessoas terminavam suas vidas profissionais trabalhando na mesma coisa que iniciaram há 30 anos atrás. O mundo mudou e as pessoas também estão mudando. Cada dia mais será comum pessoas fazendo transições de carreiras, porque já cansaram ou porque não se encontraram em suas carreiras de formação.


Acredita-se que durante uma vida inteira, uma pessoa da atual geração daqui em diante poderá transitar em até 4 profissões difererentes durante sua vida.


Sendo assim, nunca será tarde para começar uma nova carreira e novos projetos. A questão é fazer o que gosta e ser o melhor no que faz.


A Asped e suas parcerias

A Asped tem um grupo no Whatsapp que divulga vagas de emprego e também cursos de qulaificação profissional e palestras promovidas por ela, ou em parceria com outras instituições.


Seja um parceiro da Asped em projetos de qualificação, cursos, palestras e treinamentos.




39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo