Doenças oculares provocadas pelo HIV
O diagnóstico precoce é sempre o melhor aliado para evitar o agravamento de doenças oculares provocadas pelo HIV

O HIV provoca um colapso no sistema imunológico de uma pessoa, facilitando o aparecimento de doenças e infecções oportunistas em diversos órgãos. Soropositivos que conseguem manter sua imunidade alta são menos propensos a desenvolverem problemas de visão, no entanto, cerca de 70% dos pacientes com distúrbios avançados da doença têm problemas na visão.
O vírus pode provocar diversos problemas oculares e o diagnóstico precoce é sempre o grande aliado contra o agravamento de doenças em pacientes com HIV. Devido a isso, torna-se imprescindível a constância de exames de rotina e de visitas ao consultório do oftalmologista.
Quanto mais avançada estiver a doença, mais probabilidade de o paciente ter complicações nos olhos, por conta da baixa imunidade. O vírus pode afetar qualquer parte dos olhos, desde as regiões superficiais até os tecidos mais profundos. As principais doenças oculares causadas pelo HIV são:
1 – Retinite por CMV
A infecção pelo citomegalovírus (CMV) é frequente em soropositivos, podendo lesionar os pequenos vasos sanguíneos que irrigam a retina. As consequências podem ser acúmulos de líquidos (edemas), hemorragias e evolução para a perda da visão.
O tratamento para esta doença é a utilização de medicamentos antivirais, assim como a terapia antirretroviral também é importante para evitar a piora da imunidade do paciente.
2 – Sarcomi de Kaposi
Um tipo de câncer característico de pessoas infectadas pelo HIV, que afeta qualquer região que contém pele e mucosa e que se desenvolve nas camadas internas dos vasos sanguíneos. Os pacientes que possuem infecção pelo citomegalovírus (CMV) diagnosticada, têm maior predisposição para desenvolver Sarcomi de Kaposi. Essa doença quando encontra os vasos sanguíneos dos olhos, pode levar à perda da visão.
O tratamento de Sarcomi de Kaposi é realizado por antirretrovirais e quimioterápicos, podendo ser necessário intervenção cirúrgica oftalmológica. A idade, o estado da doença e a condição do sistema imunológico do paciente são parâmetros para o sucesso do tratamento.

3 – Microangiopatias
São lesões nos pequenos vasos oculares que provocam obstrução ou bloqueio do fluxo de sangue que irrigam a retina, provocando sangramentos, podendo alterar a capacidade visual da pessoa.
Geralmente, o tratamento é feito com terapia antirretroviral usada sob orientação do infectologista.
4 – Retinopatia pelo HIV
Esta doença ocular provoca manchas brancas como flocos de algodão e pequenas hemorragias na retina. Considerada entre as mais importantes alterações na microvasculatura ocular, parece resultar de lesões das paredes dos vasos provocadas diretamente por ação do vírus HIV.

Foco na saúde
Diversas doenças relacionadas à AIDS podem atingir os olhos. A visita frequente ao oftalmologista para o diagnóstico precoce é fundamental para evitar o agravamento das doenças e, principalmente, a perda de visão.
Pensando em ajudar a comunidade, a Asped fez parcerias para atendimentos oftalmológicos. A Associação FALE é nossa parceira nesse projeto e tem como principal objetivo tratar pessoas com doenças oculares causadas pelo vírus HIV! Se você precisa ou conhece alguém passando por esses problemas, faça agora mesmo um agendamento, realize consultas e exames a preço social pela Asped.
Contato Asped
Rua Calil Abrão, 121 - Luizote de Freitas
Uberlândia-MG - 38414-256
E-mail: contato@asped.org
Tel: +55 (34) 3217-9696
Whatsapp: +55 (34) 98805-2440
Imagens: Freepik