5 dicas para conquistar a disciplina na sua rotina

Confira como uma simples organização no seu dia a dia pode melhorar sua performance na sua vida em qualquer área que deseja e fazer você se sentir muito mais realizado



Com agendas cada vez mais intensas de compromissos, famílias inteiras tem perdido bons hábitos, tem se sobrecarregado e ficado muito mais estressados que o comum em suas rotinas. Fugir de suas atividades ou adiá-las não é a solução quando estas se tornam fundamentais para o bom andamento das prioridades de uma pessoa ou da família.


A vida de uma pessoa possui 11 áreas que precisam ser geridas para que esta sinta-se plena e feliz, são elas: Espiritualidade, Saúde emocional, Saúde Física, Saúde Intelectual, Saúde Financeira, Relacionamento conjugal, Relacionamento com os filhos, Relacionamento com parentes (mães, irmãos), Realização Profissional, Lazer/Hobbies e Responsabilidade social por meio de ações ou doações.


Em geral, as pessoas focam mais em uma área e negligenciam outras, e é justamente nesse ponto onde todo o desequilíbrio na sua rotina começa e acaba refletindo na sua forma de agir e até mesmo de enxergar a vida.


Hoje vamos dar 5 dicas infalíveis para você colocar em ordem a sua rotina e aproveitar muito mais o que a vida tem para lhe oferecer.


1º - Faça uma autoavaliação da sua vida

Para que você comece a mudar qualquer hábito ruim, primeiro é necessário você olhar para sua vida e mensurar em que áreas você precisa melhorar. Para isso existem ferramentas que pode ajudá-lo nessa avaliação. O MAAS ou mais conhecido como Roda da Vida, é um bom começo para você parar e verificar como está o seu desempenho.


A sua aplicação é muito fácil. Basta você dar uma nota de 0 a 10 em cada pilar da sua vida. Quando avaliar o pilar, vá até o número que está na roda e faça um "pontinho" em cima daquele número. Por exemplo, se na saúde você der uma nota 5, vá até o número 5 do pilar saúde e faça um ponto mais forte e intenso sobre o pontinho do número 5.

O objetivo desta ferramenta é te trazer uma consciência mais clara de como você está se desempenhando em cada uma delas. Por isso, a consciência e sinceridade é fundamental.


MAAS - Ligação dos pontos após finalizar todas as notas

Se você não consegue se enxergar como um péssimo cônjuge, quando você é, e se avalia bem nesse ponto, é porque ainda falta consciência. Para te ajudar, comece a fazer muitas perguntas, como por exemplo: "No meu casamento, sou um bom ouvinte, conselheiro? Julgo demais? Falo tudo o que penso?" Essas são algumas questões que você pode começar a se fazer no pilar Conjugal. E faça isso para cada área do MAAS (Roda da Vida). Após dar sua nota em todas as áreas ligue os pontos um no outro, como na imagem 2.


Ao olhar essa imagem, os pontos ligados formam um círculo? Se não formam, é porque a sua roda não vai girar. Essa é a Roda da sua vida e por isso é necessário agir para começar a mudar sua história!

Baixe o MAAS e comece seu diagnóstico agora!

MAAS
.pdf
Download PDF • 153KB

2º - Dê foco nas áreas mais críticas da sua vida

Após aplicar a ferramenta do MAAS, identifique as 3 áreas com menor nota e comece a mudar sua rotina por elas. Se for muito complexo você trabalhar em 3 áreas simultâneamente, sugerimos começar por uma área que será a de sua nota mais baixa e posteriormente passar para outras conforme for obtendo resultados na primeira área escolhida. Por exemplo: se das 11 áreas, suas notas mais baixas foram em: Saúde Física, Saúde Intelectual e Conjugal, essas serão suas 3 áreas de alvo a serem trabalhadas.



3º - Encontre as desculpas e os motivos de sua baixa perfomance

Com as áreas de menor perfomance já identificadas, faça o exercício abaixo para cada uma delas. Se preferir começar apenas por uma e ir acrescentando as outras nas semanas seguintes, fique à vontade. O ideal é que você fique com foco exclusivo em um área específica no máximo 3 meses e após essa área começar a mudar, você já vá agregando os outros novos hábitos das demais áreas.


O que pode ser feito também é você "mesclar" ações de duas áreas. No exemplo citado, a pessoa não está bem na saúde física, intelectual e conjugal. Para que consiga fazer mudanças nas 3 áreas simultâneamento, vamos dar um exemplo abaixo.

Imagine que sua pior nota foi em "Saúde Intelectual", ou seja, você identificou que lê pouco, não se atualiza sobre sua profissão, sobre assuntos de conhecimentos gerais, não faz cursos, não estuda idiomas, não participa de palestras ou conferências que elevem seu nível de conhecimento. Nesse caso, você vai começar o seu "tratamento" nessa área e faça isso para as 3 áreas da seguinte forma:

  • Escreva 3 "Desculpas" que você dá para você mesmo por não dar atenção à sua saúde intelectual. Exemplos desse caso: 1. Não gosto de estudar; 2. Lê me dá sono; 3. Já estudei tudo o que eu precisava. Na saúde física: 1. Não tenho tempo de treinar, 2. Não gosto de comida saudável; 3. Tenho horror à médicos. No conjugal: 1. Ele (a) não me entende; 2. Brigamos muito porque somos diferentes; 3. Ele (a) só pensa em trabalhar.


  • Escreva 3 Motivos muito fortes que você teria para melhorar isso na sua vida. Exemplos do Intelectual: 1. Ler e estudar previne doença de Alzheimer; 2. Ler e fazer cursos livres da minha profissão me trazem conhecimentos recentes na minha área, fico atualizado para assumir novos desafios e manter a minha empregabilidade; 3. Estudar idiomas ativa capacidades do cérebro, como aumento de memória e retardo no envelhecimento de áreas cognitivas. Exemplos da Saúde Física: 1. Beber água interfere na digestão, reduz celulite, auxilia no emagrecimento; 2. Fazer exercícios fortalece a musculatura e reduz problemas cardíacos e nos ossos; 3. Alimentação saudável reduz o risco de câncer. Exemplos no Conjugal: 1. Ele (a) é trabalhador, dedicado, sempre provedor (a); 2. Ele (a) gosta demais de sair (eu sou caseiro (a)), 3. Conseguimos ter bons momentos juntos (apesar das brigas).


4º - Tome uma decisão e faça acontecer

Escreva uma decisão que você toma para começar de imediato, com data e horário. Exemplo desse caso que está com problemas no conjugal, saúde física e intelectual.


Decisão:

  • Ler 1 livro por mês, sendo que farei uma leitura diária de pelo menos 10 minutos;

  • Como sinto sono ao ler, vou fazer isso como minha primeira atividade do dia, antes de sair para trabalhar;

  • Vou começar com livros que tenham temas de meu interesse que é relacionamento conjugal (poderia ser outro tema);

  • Fiz a pesquisa e já separei 12 títulos que serão minha meta para 1 ano e são eles: 1. Diálogo sim, briga não; 2. Comunicação e Intimidade; 3: As 5 linguagens do amor; 4. Relacionamento Familiar; 5. Casamento blindado; 6. Casamento a prova de bebês; 7. A experiência da mesa; 8. Unidos pelo casamento; 9. Intimidade Sexual no Casamento; 10. Amor e Respeito.


Ações:

  • Adquiri hoje uma assinatura do Amazon Kindle (Livros Online) e vou começar a ler amanhã (dia/mês/ano) das 7h20 às 7h30;

  • Vou fazer anotações de pelo menos um aprendizado por dia que retirei do livro.

Veja que nesse exemplo, a pessoa conciliou o tema crítico de seu casamento com o tema crítico de sua saúde intelectual. Essa pessoa também poderia acrescentar como decisão, assistir vídeos, filmes, palestras sobre o tema em questão. O importante não é o volume de coisas que irá se fazer, mas dar sequência ao que começou primeiro e aos poucos ir agregando novos hábitos.


Ainda nesse exemplo a pessoa poderia incluir livros sobre saúde física que é outro pilar crítico do seu MAAS. Assim como buscar praticar ensinamentos do livro em sua rotina como a melhoria da comunicação verbal em seu casamento, a inclusão de atitudes saudáveis para seu físico e assim por diante.

5º - Alimente seu novo hábito todos os dias

Se temos péssimos hábitos na vida, eles foram aprendidos e são repetidos de forma inconsciente e automática. Sendo assim, ter novos hábitos é um exercício que se praticado diariamente, se tornará depois de um tempo também inconsciente e automático. O início de um novo hábito é desafiador, porque o nosso cérebro vai querer sempre puxar para o velho hábito. Lute, prevaleça e torne-se um vencedor de sua história.


O cérebro é treinável como afirma o neurocientista André Davim. Estudos apontam que um novo hábito é construído após 21 dias repetitivamente, e torna-se "automático" após 5 semanas consecutivas, se praticado todos os dias.


O ideal é que se novo hábito tenha sempre o mesmo horário, para que o seu cérebro entenda que trata-se de uma nova rotina. Se é treinar na academia, organize-se para que isso ocorra sempre no mesmo horário, se é ler um livro, se é ter um momento em família, seja o que for. Organize o seu cérebro e treine ele.


E como está no seu MAAS o seu pilar SERVIR?

Geralmente o pilar Servir para a maioria das pessoas tem nota baixa. Se esse for o seu caso, e isso tem te incomodado bastante, saia da zona de conforto e venha servir na Asped também!


Não deixe o seu pilar servir tão baixo! Temos oportunidades de você ajudar pessoas com amor por meio de seu tempo ou doações. Não existe desculpa e sim motivos fortes para você estar conosco. Não tem problema se você não pode ser um voluntário fixo, porque você pode ser um voluntário esporádico. Se não puder ser voluntário por falta de tempo, você pode ser um doador financeiro ou de itens materiais. Ou seja, tem aqui um espaço para você fazer sua nota subir no Servir e você ser um grande abençoador de vidas!



Contato Asped


Rua Calil Abrão, 121 - Luizote de Freitas

Uberlândia-MG - 38414-256

E-mail: contato@asped.org

Tel: +55 (34) 3217-9696

Whatsapp: +55 (34) 98805-2440

Site: www.asped.org


Imagens: Pexels





5 visualizações0 comentário