Asped serviu café da manhã para mulheres em celebração ao Dia da Mulher

O movimento aconteceu em parceria com a ARUR, a associação dos reumáticos de Uberlândia e região


Mesa de café da manhã preparada pela Asped

Para celebrar o Dia da Mulher neste ano, a Asped promoveu uma parceria com a ARUR (Associação dos Reumáticos de Uberlândia e Região). Essa parceria aconteceu no dia 12 de março, às 9 horas, em um momento especial preparado pela ARUR, chamado "Momento Mulher".


A ARUR atende várias mulheres e preparou um momento especial para cada uma delas.

O evento "Momento Mulher" foi feito com o intuito de celebrar o Dia da Mulher com as pacientes atendidas na ARUR, que possuem artrite reumatoide e passam por diversos tratamentos semanais. Foi um momento de relembrar a força de cada uma delas, o quanto são únicas e especiais, além de incentiva-las a sonhar cada dia mais com o futuro.


Este evento aconteceu na sede da ARUR, em Uberlândia. O papel da Asped foi servir o café da manhã das mulheres que participaram do evento. A Asped, em parceria com o Ministério Mulheres de Fé, enviou para o evento 13 mulheres como voluntárias para cumprir essa missão. Além disso, a Asped fez a doação de brindes para sorteio entre as participantes do evento.


Voluntários da Asped serviram o café da manhã no evento.

O evento contou com a participação de 120 mulheres e foi um sucesso. Durante o evento houve um momento de homenagens, premiações, apresentação artística, doação de livros, atendimento com profissionais da saúde e atendimento para cuidados pessoais.




Artrite reumatoide, o que é?


Artrite reumatoide é o nome de uma doença que pode afetar várias articulações, como o ombro, o joelho, o tornozelo, o punho, os dedos e as vértebras da coluna.


É uma doença inflamatória crônica que causa muitas dores a seu portador. É predominante em mulheres e, geralmente, aparece quando esta completa por volta de 30 anos. Normalmente é uma doença progressiva, que se intensifica com o passar do tempo.


Os principais sintomas são iguais aos da artrite (dor, edema, calor e vermelhidão) em qualquer articulação do corpo, principalmente mãos e punhos. É muito comum dores no pescoço, devido as articulações das vértebras cervicais. Pode também aparecer dores na lombar e nas outras articulações já mencionadas.


"As articulações inflamadas provocam rigidez matinal, fadiga e com a progressão da doença, há destruição da cartilagem articular e os pacientes podem desenvolver deformidades e incapacidade para realização de suas atividades tanto de vida diária como profissional. As deformidades mais comuns ocorrem em articulações periféricas como os dedos em pescoço de cisne, dedos em botoeira, desvio ulnar e hálux valgo (joanete)." Descreve o site oficial da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

O site também menciona que outros órgãos e tecidos podem ser afetados pela doença, como a pele, as unhas, os músculos, os rins, o coração, o pulmão, o sistema nervoso, os olhos e o sangue. Além disso, o portador da doença pode desenvolver uma síndrome que aumenta os gânglios linfáticos, o baço e proporciona a queda das células de defesa do sangue (os glóbulos brancos), essa síndrome é chamada de Síndrome de Felty.


O acompanhamento médico de mulheres com essa doença é imprescindível e tratamentos como a fisioterapia e a terapia ocupacional são formas de garantir qualidade de vida para a paciente. Estas últimas contribuem para a realização de exercícios diários simples, como lavar louça, segurar objetos e escrever.


A ARUR se prontifica a atender pessoas com artrite reumatoide através da fisioterapia e da terapia ocupacional, trazendo mais humanidade e possibilidades para as pessoas afetadas por essa enfermidade.


No evento, as mulheres com artrite reumatoide receberam atendimento. Confira abaixo:


"Sou a diretora e fundadora da ARUR, estou muito feliz por fazer esse evento do dia das mulheres em parceria com a Asped, com a Cáritas representando a Asped, ela e as suas companheiras que vieram nos ajudar. É uma equipe maravilhosa. Gratidão eterna por este apoio. Com certeza é o primeiro evento de muitos que faremos juntas.", comentou Nilma Rodrigues, diretora da ARUR.

Nilma, diretora da ARUR, juntamente com Cáritas, assistente social da Asped.

Você também pode contribuir

Para a Asped foi uma honra servir estas mulheres que têm dias tão difíceis em suas vidas, devido a esta doença.


Nós nos preocupamos com isso. Por isso, desenvolvemos vários projetos para atender pessoas, trazer humanidade e desenvolvimento pessoal à comunidade.


Se você tem alguma habilidade que pode ajudar alguém, seja um voluntário na Asped! Participe de algum dos projetos que já acontecem aqui. Nós temos atendimento psicológico, aulas de reforço escolar, aulas de jiu-jitsu, aulas de ballet, fabricação de fraldas descartáveis e muito mais.



Contatos

Rua Calil Abrão, 121 - Luizote de Freitas Uberlândia-MG - 38414-256 E-mail: contato@asped.org Tel: +55 (34) 3217-9696 Whatsapp: +55 (34) 98805-2440


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo