Conheça o Projeto Com Paixão

Atualizado: 17 de jul.

Oficinas de diversas profissões são realizadas com adolescentes em medida socioeducativa na Asped


Jovens participam de oficina de fotografia com o celular e fazem aula prática externa.

A Asped há alguns meses iniciou uma nova frente de trabalho com jovens através de uma parceria com o CREAS. O intuito da parceria é possibilitar o cumprimento de medidas socioeducativas e o desenvolvimento de adolescentes na cidade de Uberlândia.


Os adolescentes participantes colaboram com a Asped através da prestação de serviços uma vez por semana no escritório ou em algum projeto da associação, no período de seis horas por dia, podendo variar a duração da medida de um a seis meses. Esse período da medida é dependente da decisão judicial de cada caso.


No decorrer dos meses, os adolescentes aprendem tarefas administrativas e participam da confecção de fraldas geriátricas como também, recebem atendimentos multiprofissionais especializados e orientação sobre os dispositivos públicos, como serviços de saúde e educacional.


Foi através do atendimento psicológico aos adolescentes, fornecido nessa parceria, que a Psicóloga Priscila Amâncio, voluntária e colaboradora da Asped, identificou nos participantes uma desmotivação em relação ao futuro e uma defasagem de conhecimentos e habilidades para o mercado de trabalho. Com o intuito de incentivá-los e profissionalizá-los ela fundou, juntamente com a sua equipe na Asped, o Projeto Com Paixão.


"O projeto nasceu para ativar nos meninos um sonho, um desejo por construir algo no futuro deles, queremos ensiná-los algo de valor", comentou Priscila.

O Projeto

O Projeto Com Paixão é formado por oficinas profissionalizantes de diversas áreas do mercado de trabalho, onde voluntários dedicam algumas horas de um dia para ensinar habilidades de sua profissão. As oficinas são acompanhadas por três psicólogas e duas estagiárias: Priscila, Mara, Aline, Angélica e Nina, respectivamente.


Equipe de psicólogas que desenvolvem o Projeto Com Paixão

Essa equipe profissional se encarrega de organizar quais serão as oficinas ofertadas, como também contatar os voluntários capacitados para ensinar nas mesmas.


O Projeto atende todos os adolescentes em medida socioeducativa que estão na Asped no período da oficina, variando de 2 a 7 adolescentes por sessão.


A primeira oficina profissionalizante do projeto foi oferecida pela voluntária Juliana Alves. Este foi um curso de Confeitaria, e nesse dia, os jovens aprenderam a fazer bolo caseiro. Outra oficina oferecida foi a de Fotografia com Celular, pelo voluntário Douglas Sousa Costa, com técnicas de iluminação, luz e sombra, ângulo e composição. Ambas as oficinas contaram com a execução prática da atividade ensinada.



Outras oficinas ofertadas aos adolescentes foram: Pintura em telas, Modelagem em argila, Organizando os pensamentos negativos, Respiração como indução de estado.



Todas estas tiveram o intuito de estimular a criatividade, proporcionar uma educação emocional e aprimorar habilidades profissionais.


Os benefícios do Projeto

Através do desenvolvimento das oficinas as psicólogas perceberam grande evolução nos adolescentes participantes. Entre esses pontos de evolução podemos citar:

  • melhora na socialização;

  • desenvolvimento da expressão de ideias e pensamentos;

  • elaboração de sentimentos;

  • desenvolvimento da autoestima;

  • construção de planos para o futuro após a finalização da medida socioeducativa;

O resultado das oficinas tem sido positivo e isso tem estimulado a equipe e dado potência e força para o projeto continuar.


Como participar do Projeto?

Aqui na Asped já entendemos que juntos somos mais fortes e conseguimos alcançar mais pessoas com o bem. Nosso maior objetivo de trabalho é transformar a vida das pessoas, gerar oportunidades e levar a inúmeras famílias uma nova realidade possível.


Você pode contribuir com esse projeto de várias formas. Pode ajudar ofertando uma oficina para os adolescentes participantes do Projeto Com Paixão, doando recursos para a compra de materiais necessárias nas oficinas, além de ser voluntário e colaborar ativo aqui na Associação.


Venha fazer parte da nossa família e conhecer todas as nossas frentes de trabalho.





Imagens: Asped


Contato Asped


Rua Calil Abrão, 121 - Luizote de Freitas

Uberlândia-MG - 38414-256

E-mail: contato@asped.org

Tel: +55 (34) 3217-9696

Whatsapp: +55 (34) 98805-2440



18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo