1ª Caminhada no Parque aconteceu neste último sábado

Atualizado: 31 de jan.

Asped promoveu uma caminhada no Parque do Sabiá de Uberlândia como parte da campanha sobre o Janeiro Branco


Participantes da caminhada se reuniram no início da manhã de sábado para o movimento.

Neste último sábado, dia 29 de janeiro, aconteceu a primeira Caminhada no Parque promovida pela Asped. O intuito dessa caminhada era reunir várias pessoas para um movimento no Parque do Sabiá, localizado em Uberlândia no bairro Tibery.


Esta ação fez parte da campanha sobre o Janeiro Branco da Asped, foi uma forma de trazer conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional.


Orientações sobre a caminhada foram repassadas aos participantes antes do movimento começar.

Janeiro Branco

O mês de janeiro foi escolhido para ser dedicado a campanhas sobre os cuidados com a saúde mental e emocional, assim como Outubro (Outubro Rosa) para falar sobre a prevenção do câncer de mama e Novembro (Novembro Azul), sobre o câncer de próstata.


Neste período, vários movimentos em todo o mundo são realizados para tratar da importância destes temas. Artistas, CAPS, empresas e associações participam destas ações todos os anos para difundirem esta mensagem: saúde mental importa!


Aqui na Asped, não é diferente. Abordamos um pouco deste tema em um artigo no começo de janeiro e passamos semanas organizando e comunicando a caminhada em prol desta causa.


Nós entendemos o quanto este cuidado é necessário, por isso, nós temos um projeto de atendimento psicológico a preço social na nossa associação. Contamos com profissionais incríveis que dedicam horas de suas agendas para atender e tratar pessoas de baixa renda, como também em vulnerabilidade social.


Campanhas assim são fundamentais para quebrar tabus sobre doenças e transtornos mentais, tirar dúvidas sobre como funciona nossa mente e nossas emoções. É um momento ímpar para aprender sobre partes fundamentais do nosso ser.


O evento

A caminhada foi realizada no sábado na parte da manhã, às 8h00m. O movimento teve adesão de 40 pessoas e contou com a parceria de duas instituições, Zeiza do Jô e do Movimento Eu empurro essa causa. Além disso, ao final da caminhada houve uma breve palestra sobre o cuidado para com a família, ministrada pela psicóloga parceira da Asped, Priscila Amâncio.


Gabriela, que faz parte da coordenação do Movimento Eu empurro essa causa, contou que o movimento do qual faz parte é um grupo de famílias com pessoas com deficiência. Também comentou que estava muito feliz por participar do movimento de conscientização sobre o Janeiro Branco. Ela mencionou a importância das famílias se organizarem para momentos assim, que isso representava um cuidado grande para com as pessoas que amamos.


Gabriela, do Movimento Eu empurro essa causa.

Zeiza, presidente da Associação Zeiza do Jô do segmento dos autistas de Uberlândia, contou um pouco sobre o projeto do qual faz parte. Hoje eles atendem mais de 800 famílias com atividades culturais, esportivas e assistenciais.


No ano passado doaram mais de 200 toneladas de alimento para as famílias que estão em vulnerabilidade social que participam do projeto. Também oferecem atendimento psicológico e atividades recreativas às famílias. Promovem palestras e campanhas para capacitar e conscientizar as pessoas sobre as particularidades do autismo.


Parceiras da ação Caminhada no Parque.

O movimento também contou com atendimento médico e distribuição de lanche ao final. Os salgadinhos distribuídos foram doados pelo Sesc Mesa Brasil, um grande parceiro da Asped em vários movimentos.


Confira aqui mais algumas imagens da caminhada.


Cuide da sua saúde

Aqui na Asped, nos importamos com você e sua família.


Comece 2022 cuidando de você e de quem você ama. Nós desenvolvemos vários projetos para te ajudar com a sua saúde mental, emocional e física. Temos atendimentos psicológicos, oftalmológicos, aulas de reforço, aulas de jiu-jitsu, dança e muito mais.


Entre agora em contato e conheça melhor nosso trabalho!


Contato Asped

Rua Calil Abrão, 121 - Luizote de Freitas

Uberlândia-MG - 38414-256

E-mail: contato@asped.org

Tel: +55 (34) 3217-9696

Whatsapp: +55 (34) 98805-2440


Imagens: Asped

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo