Asped distribui 1.200 brinquedos pelo Dia da Criança

Atualizado: 13 de out. de 2021

Mutirão reuniu 70 voluntários e contou com o apoio de várias instituições de Uberlândia como Sesc, CDL, Rotary Club, IAMAR, Oitava Igreja Presbiteriana e Polícia Militar


Crianças que receberam brinquedos e sorvete no Mutirão Social

O dia 12 de outubro é uma data muito especial na vida das crianças, pois elas ficam na expectativa não somente do abraço, mas do presente que irão ganhar. Porém, apesar dos comerciantes esperarem um crescimento nas vendas dos brinquedos nos dias que antecedem esta data comemorativa, muitos pais não têm condição de presentear suas crianças. Por isso, é necessário que pessoas se movam para tentar minimizar essa possível dificuldade e contribuir com a felicidade de muitas crianças carentes.


Consciente dessa realidade social, a Asped empreendeu uma campanha para arrecadar brinquedos, na busca de ver no rosto das crianças, o sorriso verdadeiro de alegria e satisfação. Para tanto, contou com a ajuda de pessoas generosas e que sabem o quanto um brinquedo faz uma criança feliz. Assim, as doações foram uma prova de amor às crianças.


A campanha de arrecadação


A campanha de arrecadação de brinquedos começou de forma tardia, pois as ONGs em geral estão há 2 anos evitando mutirões sociais devido à pandemia. Incomodada com o aumento de crianças em sofrimento emocional pelo isolamento social e pelo prejuízo escolar, a Asped resolveu se levantar para fazer diferente.


Doações recebidas do IAMAR, Rotary Club, Polícia Militar e CDL, respectivamente.


Com a flexibilização da prefeitura municipal para a realização de eventos na cidade, desde que obedeça os protocolos de segurança, a diretoria da Asped se reuniu e tomou a decisão de realizar uma campanha imediata a partir do dia 15 de setembro, para arrecadar brinquedos para atender 1.500 crianças inicialmente na região do Residencial Pequis. A arrecadação contou com o apoio da 8ª Igreja Presbiteriana, Polícia Militar, CDL, Rotary Club, Sesc e IAMAR (Instituto Alair Martins).


A meta de 1.500 não foi alcançada, mas chegou perto. Foram arrecadados 1.200 brinquedos em tempo recorde. Em menos de 4 semanas a união realmente fez a força. Todas as instituições supracitadas se organizaram e cada uma contribuiu com suas doações.


Entrega da doação do Sesc Mesa Brasil

E as doações foram ainda mais doces, pois o Sesc Mesa Brasil em parceria com a Nestlé, dona da Garoto, doou 1.200 sorvetes Serenata de Amor para serem distribuídos às crianças.


A preparação e transporte dos brinquedos


O trabalho de separação dos brinquedos durou 10 dias. Muitos voluntários se envolveram para ajudar na triagem de brinquedos separando-os por sexo e faixa-etária. Após isso, os brinquedos foram embalados e organizados em caixas. No dia do evento, o Sesc disponibilizou sua VAN para levar os brinquedos e pessoas para acompanhar. Os voluntários, pessoas da Asped e da 8ª Igreja Presbiteriana de Uberlândia, também participaram dessa etapa e da preparação e transporte.



O grande dia da entrega dos brinquedos

O dia foi marcado: 11 de outubro das 9h às 11h. Para esse mutirão participaram 70 voluntários, sendo 14 das parcerias (CDL, Sesc, Polícia Militar e Rotary) e os demais da Asped e 8ª Igreja Presbiteriana.

Um destaque especial foram as jovens voluntárias da 8ª Igreja Presbiteriana que se prepararam durante semanas para oferecerem o seu talento em pintura facial a ser feita em crianças enquanto aguardavam sua vez na fila dos brinquedos, evitando aglomeração. Foram 8 adolescentes e 3 adultas nessa missão.


Pietra fazendo "pinturinha" em uma criança

“Foi minha primeira experiência em mutirão social, e fiquei muito feliz em ver a alegria das crianças e saber que mesmo eu ainda sendo tão nova, posso fazer algo por alguém por mais que pareça simples para mim”, comenta Pietra Seabra Vieira, 13 anos.


A entrega dos brinquedos às crianças foi marcada por alegria, diversão e entusiasmo, sentimentos expressos na corrida até a fila, na satisfação com as pinturas feitas em seus braços, ao ganhar um brinquedo, um sorvete e em palavras como “Era isso que eu queria ganhar!”, “Eu tinha pedido uma boneca!”, “Eu pensei que eu não ia ganhar nada, mas ganhei!”, “Eu vou brincar muito com o meu brinquedo!” e o conhecido “Obrigado!”. Maria Eduarda disse que ao saber da distribuição de brinquedos, pensou que seria algo simples, mas achou tudo maravilhoso, pois amou seu presente, gostou da pintura e do sorvete.


Para ver um pouco do que aconteceu no dia, clique nas imagens para ampliar e para ver mais, passe para o lado.



A Asped, seus parceiros e voluntários, não faziam ideia do tamanho da importância dessa ação na vida das famílias do Residencial Pequis. A fala da Sra. Tamires expressa o sentimento de muitos pais que puderam ver suas crianças com um sorriso no rosto. Ela disse:

Tamires e sua filha Ester

“Eu achei uma iniciativa muito linda porque, nesses dias de hoje tem família que não tem condição de dar um brinquedo. Eu mesma não ia dar nada pra ela, porque a gente está sem condições. Esse bairro tem famílias que realmente necessitam. Então eu achei louvável.”


Algumas crianças foram acompanhadas pelas avós, porque seus pais estavam trabalhando, ou mesmo pela falta deles. Elas se sentiram aliviadas e felizes por seus netos terem ganhado brinquedos. A Sra. Diva, avó do Robson Filho e da Laura, disse que achou a ação muito importante pois estava despreparada para comprar uma lembrança para os netos, e completou:

D. Diva com seus netos

“Que Deus continue abençoando essa equipe que se empenhou para estar fazendo esse projeto tão bonito para as crianças. Pra mim é motivo de muita alegria mesmo!"


A ação foi realizada sob a orientação da Assistente Social Cáritas Mendonça e transcorreu com muita organização e tranquilidade com o apoio do 32° Batalhão da Polícia Militar que esteve presente no local dando total assistência e proporcionando segurança a todos.


Entrega de doações ao Grupo Me ajude a ajudar

No total, foram distribuídos 1200 brinquedos novos e seminovos, sendo 1100 doados no mutirão realizado no Residencial Pequis que atendeu crianças também do Morada Nova, 50 foram doados para o Grupo Me Ajude a Ajudar, do Bairro Santa Mônica, e 50 para as crianças do Assentamento Lucilene Fernandes.


No Assentamento Lucilene Fernandes, brinquedos foram entregues no dia 12 de outubro em um momento especial com as crianças, que também receberam pintura facial, brincadeiras e um almoço com suas famílias realizado por voluntários do próprio assentamento. Nesse momento foram entregues os brinquedos doados pela Asped.





O importante papel dos voluntários


O trabalho voluntário precisa ser realmente algo que venha do coração. Pessoas que abrem mão do seu tempo, do seu descanso, para estarem servindo pessoas que nem conhecem, e fazem isso por vontade própria saindo dali realizados. Foi assim que a voluntária Evelyn saiu direto do seu trabalho durante todo o turno da noite e madrugada e compareceu à organização do Mutirão às 7h da manhã.


“Para mim foi uma manhã maravilhosa! Acho que nem consigo dizer o prazer em estar ali, em ver que algo que para nós é tão comum, faz a felicidade daquelas crianças e até mesmo dos pais. A cada dia tenho aprendido mais a servir ao próximo e o quanto isso é prazeroso, ao mesmo tempo servindo a Deus” afirmou a voluntária Evelyn.


Evelyn (1 ª da esquerda para a direita) chegando ao Mutirão Social

Dia das crianças é dia de passar tempo com elas

Vários pais voluntários também levaram seus filhos pequenos, que participaram da ação ajudando e servindo outras crianças. Além do objetivo de ensinar aos filhos a importância de se doar a projetos, também foi uma forma de passar o tempo juntos fazendo algo de qualidade.


Abaixo veja fotos de famílias inteiras se envolvendo no Mutirão e um destaque especial ao Enzo de 10 anos e ao Davi de 6, que eram os voluntários mais novos deste Mutirão Social.


Se você é pai ou mãe e não conseguiu presentear sua criança, lembre que estar com ela também é um presente.


Você pode tirar o máximo proveito do tempo com sua criança e curtir momentos que sejam leves e felizes brincando sem gastar muito ou praticamente nada. Aproveite e acesse o canal Tempo Junto e veja umas dicas legais.


Com certeza no dia 12 de outubro, muitas crianças que não esperavam, ficaram felizes em poder brincar com seus brinquedos, frutos dessa importante e gratificante campanha.

Se você tem interesse em fazer parte de um grande time de pessoas que querem fazer a diferença na vida de outros, conheça a Asped. Temos diversos projetos em andamento e sua ajuda será bem-vinda.

Venha fazer parte do time da Asped!



Contatos

Rua Calil Abrão, 121 - Luizote de Freitas

Uberlândia-MG - 38414-256

E-mail: contato@asped.org

Tel: +55 (34) 3217-9696

Whatsapp: +55 (34) 98805-2440


Imagens cedidas pela Asped

Fotógrafo: Douglas Sousa




299 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo