Os benefícios da leitura para a saúde mental e emocional

O hábito de ler pode prevenir doenças neurodegenerativas e trazer bem-estar




Quem nunca estipulou como meta pessoal ler mais? Ou iniciar um hábito de leitura? Mas o que às vezes não sabemos é que este hábito pode proporcionar muitos benefícios ao nosso corpo e à nossa mente.


Ler é um hábito que pode ser iniciado na infância e seguir até o fim da vida, e que melhora o funcionamento cerebral, não apenas no presente, mas também no futuro, ajudando a proteger a mente contra o surgimento das doenças neurodegenerativas, como a Demência e o Alzheimer.


Esse hábito também auxilia na redução do estresse. O estresse é um problema de saúde mental que está muito comum em nossa sociedade, caracterizado pela reação intensa a situações complexas que causam prejuízos ao corpo e a mente, podendo resultar em falta de produtividade, irritação, insônia, desmotivação, impaciência, depressão, ansiedade, envelhecimento precoce, problemas cardíacos, doenças da pele e transtornos alimentares.


Seja na versão digital ou física, os livros provocam momentos de lazer e diversão, além de trazer uma série de benefícios a saúde física, mental e emocional. Separamos alguns dos benefícios que você terá ao ter uma leitura diária. Siga conosco e saiba mais sobre isso!

Melhora a escrita e a fala

As pessoas que têm o hábito da leitura possuem um vocabulário maior e mais rico, portanto, conseguem organizar as palavras em seus textos e em suas falas de uma forma simples e de fácil compreensão.

Criatividade

A criatividade dos leitores se comparada aos que não têm esse hábito é bem mais potente, pois as histórias apresentadas nos livros apresentam cenários distintos, contendo ambientes, personagens, tudo muito detalhado. Para que o leitor se conecte na história, precisa criar imagens e cenas em sua mente, sendo assim, quanto mais imaginação tiver, melhor a experiência da leitura.

Exercita o cérebro

Quando uma pessoa está lendo acontece uma grande quantidade de sinapses no cérebro, conexões neurais, isso quer dizer que esse hábito exercita o cérebro, ajudando a evitar doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Pensamento crítico

A leitura provoca o questionamento da sociedade, da vida, uma vez que os leitores são introduzidos a épocas e realidades distintas, estimulando reflexões, desenvolvendo o senso crítico. Quem tem o hábito de ler não fica no senso comum, em posicionamentos automáticos, visto que a leitura proporciona um olhar crítico sobre os fatos.


Esses foram alguns dos benefícios que a leitura pode proporcionar àqueles que têm o hábito de ler, porém há muitos outros que contribuem para uma boa saúde emocional e mental. Que tal começar a ter esse hábito hoje? E usufruir desses benefícios a curto, médio e longo prazo? Trouxemos algumas dicas de livros para te dar uma ajudinha neste início, para você que quer começar, mas não sabe como e qual livro escolher.

Que livros ler em 2021? | Leandro Karnal


Além da leitura, outro hábito muito relevante é o de escrever. Já pensou em aprimorar sua leitura e escrita? A Asped, em busca de impactar positivamente a sociedade, precisa comunicar, compartilhar informação e conteúdo no Blog, para que isso seja possível é precisamos de mais redatores voluntários em nosso time. Tem interesse em participar? Entre em contato conosco e saiba mais sobre o curso preparatório disponível para você.





Contato Asped

Rua Calil Abrão, 121 - Luizote de Freitas

Uberlândia-MG - 38414-256

E-mail: contato@asped.org

Tel: +55 (34) 3217-9696

Whatsapp: +55 (34) 98805-2440


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo