Conheça os benefícios do Ballet para o corpo e a mente

Combinação entre uma atividade física completa e ao mesmo tempo terapêutica é o que faz do ballet uma das práticas mais prazerosas desde a infância.



Quando se fala de ballet logo vem à mente, bailarinas dançando músicas clássicas na ponta dos pés em grandes teatros. Mas o fato é que o Ballet é dividido em alguns tipos e pode ser praticado por homens, mulheres, adultos e crianças. Essa modalidade traz grandes benefícios para a infância e também para a fase da maturidade.


Os tipos de Ballet


Bailarina de Ballet Clássico
  • Ballet Clássico: É a dança que mais utiliza as técnicas tradicionais do estilo. Esses espetáculos no passado reuniam não apenas dança, mas também poesia, canto e uma orquestra musical.

  • Ballet Neoclássico: É bem parecido com o clássico, mas é menos rígido e divergiu da coreografia clássica e estética do ballet para criar novas obras, trazendo uma flexibilidade maior;

  • Ballet Contemporâneo: É a mistura da dança contemporânea com o ballet clássico. É uma forma mais experimental com um ar de modernidade, com músicas da atualidade.



Como surgiu o Ballet


A história do ballet começou no século XV no período da Renascença na corte italiana e nos séculos seguintes avançou para as cortes francesas (Século XVII). A maioria dos termos técnicos da dança são de origem na língua francesa, principalmente pelo fato do rei Luís XIV da Fraça ser um admirador da arte e ter dado espaço para ela nas cortes.


No século XX, o ballet continuou a se desenvolver e teve uma forte influência sobre a dança de concerto. Nos Estados Unidos, o coreógrafo George Balanchine desenvolveu o que hoje é conhecido como ballet neoclássico.


Apresentação de Dança do Louvar-te (Ministério de Dança)

Já o ballet contemporâneo é uma modalidade que surgiu nos anos 60 também nos Estados Unidos. Nasce no segmento da dança moderna, mas não possui uma técnica única estabelecida, todos os tipos de pessoas podem praticá-la. Sua técnica é tão abrangente que não delimita estilos de roupas, músicas, espaços ou movimentos.


Benefícios do Ballet para o corpo

O ballet possui diversos benefícios para o corpo. Aqui descreveremos alguma delas:


Fortalecimento da musculatura

O ballet trabalha todos os músculos do corpo, principalmente as musculaturas peitoral, abdominal e das costas, responsáveis por auxiliar na postura e melhorar a capacidade respiratória. Pernas e braços também são treinados, e estudos mostram que o treinamento de ballet pode ser tão exigente fisicamente quanto esportes de alto nível.


Elasticidade

O ballet é uma dança que exige movimentos amplos e precisos e membros muito bem alongados, a flexibilidade é um benefício muito importante para o corpo, pois previne dores e encurtamento muscular e ainda promove fortalecimento.


Postura

O ballet exige muito da postura do bailarino. Sendo assim, a coluna alinhada protege as articulações e pode prevenir muitas doenças sérias de coluna que podem prejudicar a qualidade de vida, impossibilitar a prática de exercícios e em casos mais graves, até mesmo dificultar a locomoção.


Equilíbrio

O ballet é uma dança que exige muitos giros e por isso, o equilíbrio é um ponto de bastante treino e desenvolvimento. O equilíbrio traz consciência do próprio corpo, através de técnica e concentração.


Respiração

Assim como em diversas atividades físicas, o ballet exige muito esforço físico e, por isso, é preciso aprender a respirar com precisão e utilizar o diafragma. Inspirar e expirar na hora correta, dará ao dançarino muito mais resistência e perfeição nos movimentos.



Benefícios do Ballet para a mente


Hormônios da felicidade

O intenso treino físico do ballet libera endorfina, hormônio que proporciona sensação de bem-estar, conforto e bom-humor. Outros benefícios ligados aos hormônios liberados durante os exercícios são: A concentração que os exercícios demandam ajuda os alunos a escapar do estresse da vida cotidiana e a música tem demonstrado ter influências calmantes e positivas no cérebro.


Criatividade

Viver o novo a cada aula, preparação e apresentação é algo que faz do momento algo que aguça a inteligência. Inovar a cada movimento ou coreografia ativa o lado criativo do cérebro.


Convívio Social

O relacionamento com outras pessoas por meio da prática da dança fortalece o relacionamento, aumenta a autoestima e ao mesmo tempo o seu autoconhecimento. É um momento de liberdade e crescimento pessoal.



Aulas do Louvar-te Kids - Ministério de Dança

Faça Ballet!

A Asped está com parceria com a professora e coreógrafa Sônia Santana para aulas de ballet para crianças e adultos do sexo feminino, com preços sociais de 2 aulas por semana por R$80,00. A ONG oferece também algumas bolsas para interessados com dificuldade de pagar.


Se você tem interesse, faça sua inscrição abaixo.




Contato Asped

Rua Calil Abrão, 121 - Luizote de Freitas

Uberlândia-MG - 38414-256

E-mail: contato@asped.org

Tel: +55 (34) 3217-9696

Whatsapp: +55 (34) 98805-2440


Imagens: Pixabay, Pexels, Ministério Louvar-te de Dança

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo