8 dicas para a troca de fralda de acamados

Atualizado: 15 de out. de 2021

Dicas valiosas que podem melhorar a qualidade de vida de pessoas acamadas quando o assunto é higiene assistida


A troca de fraldas é um dos cuidados essenciais para adultos e idosos acamados ou com alguma dificuldade no controle de suas necessidades. E por isso existem algumas dicas de cuidado que os familiares e os cuidadores podem pôr em prática para diminuir o desconforto nessa situação.


É importante realizar a troca de 3 em 3 horas, ou assim que perceber que houve evacuação, pois a exposição excessiva à urina, por exemplo, pode causar assaduras e a fralda cheia e suja gera desconforto e irritabilidade no idoso ou pessoa acamada.

Um dos maiores dramas dos acamados é em relação ao vazamento noturno das fraldas, então a busca por fraldas geriátricas noturnas é uma alternativa muito interessante. Entretanto, mesmo que o material da fralda seja excelente, se o cuidador não souber fazer a troca de forma adequada pode acontecer vazamento.


Quando for identificada a necessidade de troca é importante preparar o ambiente para esse momento em que a pessoa será exposta. Para gerar privacidade esteja atento às portas e janelas, à presença desnecessária de pessoas no local. Verifique se a temperatura está agradável, se há presença de corrente de ar e se a iluminação está adequada. mão


Sempre que possível mantenha uma comunicação com o acamado, se a pessoa tiver alguma mobilidade convide para que ela participe ativamente do procedimento, isso pode gerar um sentimento de autonomia no cuidado com seu corpo.


Passo a Passo

Para o procedimento é importante preparar antecipadamente o local e os insumos necessários:

Materiais

. Fralda nova;

. Bacia com água e sabonete;

. Toalha, fralda de algodão ou gazes limpas;

. Lixo em fácil acesso.


Procedimento


1. Abra a fralda e limpe parcial

Com a pessoa virada de barriga para cima abra o velcro da fralda limpe o excesso de

excremento, sempre partindo da região genital em direção ao ânus;


2. Dobre a fralda

De forma que a parte externa fique limpa e virada para cima;


3. Posicione a pessoa de lado

Sempre faça essa movimentação de forma suave e, conforme a mobilidade da pessoa, solicite sua participação;

4. Remova os excrementos Nesse momento é importante lavar a região na qual fica a fralda, de forma que fique completamente limpa a região genital e do ânus;


5. Descarte a fralda

Feche o lacre da fralda com cuidado para não cair no leito e imediatamente descarte no lixo. Pegue uma fralda limpa e a posicione;


6. Seque

Com uma toalha, fralda de algodão ou gaze seque a região que foi higienizada, evitando deixar a pele umedecida;


7. Passe creme ou pomada

Como forma de prevenção ou cuidado de irritações já presentes use uma pomada para assaduras. Nas mulheres é importante que essa pomada não seja passada entre os lábios vaginais.


8. Finalização

Com cuidado, virar a pessoa de barriga para cima e fechar os velcros. É importante verificar se a fralda está no tamanho ideal, não pode estar muito apertada (gera desconforto) ou muito solta (pode gerar vazamento).

Conclusão No momento de troca é essencial ficar atento a qualquer alteração tanto na pele quanto em mudanças dos excrementos, pois tal alteração pode indicar agravamento do caso ou mesmo um novo problema.


Para evitar o vazamento e complicações, a troca deve ser realizada no mínimo 4 vezes por dia, e se possível utilizar fraldas geriátricas noturnas, que são produzidas especificamente para dar mais comodidade. Se você seguir as dicas de cuidado descritas neste post você conseguirá promover maior qualidade de vida para a pessoa acamada.


 

Você sabia que a ASPED trabalha com produção e doação de fralda geriátrica? Esse trabalho é 100% voluntário e conta com doadores que fazem contribuições mensais ou pontuais. Você tem interesse em contribuir com esse trabalho de alguma forma?

Entre em contato conosco!


Deixe aqui nos comentários qual a sua maior dúvida sobre a troca de fraldas geriátricas.


#Asped #fraldageriátrica #doação #açãosocial


84 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo