As 8 áreas do conhecimento e suas profissões

Atualizado: 2 de abr.

Depois de fazer o teste de personalidade e conhecer mais sobre si mesmo, está na hora de descobrir qual área do conhecimento mais combina com você


Série Profissões - Artigo 02
Saber trabalhar em equipe é relevante em diversas profissões.

Aqui está mais um artigo da série PROFISSÕES.


Lançamos, no mês passado, aqui no blog um texto introduzindo o tema "profissões" por uma perspectiva surpreendente. Partimos da ideia de que para ser um profissional realizado você deve trabalhar com algo que faça sentido para você, algo que você ame.


Uma informação muito valiosa a respeito disso é que, para fazer algo que se ama, é necessário saber o que se ama. O autoconhecimento é o primeiro passo para o sucesso na escolha profissional. Deixamos, no artigo anterior, um teste de personalidade para que você descubra um pouco mais sobre você. Se você ainda não foi lá checar, aconselhamos que faça o teste e depois venha conferir a segunda dica sobre como escolher uma profissão que você ame para sempre.


Fiz o meu teste de personalidade, e agora?

Agora que você já descobriu algumas características específicas sobre si mesmo, está na hora de conhecer um pouco mais sobre as área do conhecimento e quais profissões se enquadram dentro de cada uma delas.


Entender e conhecer as 8 áreas do conhecimento é extremamente relevante, já que isso permitirá o cruzamento das seguintes informações: suas principais habilidades e aptidões e as habilidades requeridas em cada uma das áreas e suas profissões. Isso possibilitará uma decisão profissional mais assertiva e compatível com suas inteligências e capacidades.


Existem algumas profissões que não se enquadram em nenhuma das áreas do conhecimento, estas devem ser avaliadas separadamente para a identificação das habilidades por elas requeridas e a compatibilidade das mesmas com suas aptidões e personalidade.


As áreas do conhecimento

As áreas do conhecimento foram delimitadas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e são chamadas de árvore do conhecimento. Esta árvore abrange 8 especialidades do conhecimento e as profissões inseridas em cada uma delas.


Confira agora cada área e suas profissões:


1- Ciências Agrárias

Essa é a área que aborda a ciência do solo, o manejo e o trato com as culturas, o reflorestamento, o estudo sobre parques, floriculturas, jardins, a nutrição e proteção de solos e florestas, o processamento de elementos naturais, a mecanização de atividades agrícolas, melhoramento genético de espécies, cuidado com os animais, aquicultura, tecnologias dentro da área de alimentos e atendimento aos animais.

As Ciências Agrárias contam os novos recursos tecnológicos para pesquisas e desenvolvimento de diversos setores.

Essa área pede aptidões em biologia, geografia e química.


As profissões que se enquadram dentro das Ciências Agrárias são: Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Medicina Veterinária, Engenharia de pesca, Ciência e tecnologia de alimentos, Engenharia de Alimentos, entre outras.




2- Ciências Biológicas

A área das Ciências Biológicas aborda a genética, a botânica, a zoologia, a ecologia, a fisiologia e morfologia das espécies, a bioquímica, biofísica, a imunologia, parasitologia e microbiologia. É uma ciência que incentiva a pesquisa e requer habilidades em biologia, química e física. Muitas das profissões na área utilizam laboratórios de pesquisa.


Profissões como Engenharia biomédica, Biomedicina, Biotecnologia, ou Biologia e Botânica são exemplos da área.


Profissional da área da saúde em seu ambiente de trabalho.

3- Ciências da saúde

A área das Ciências da Saúde é bem conhecida. Ela tem profissões referência como a Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Educação Física, Odontologia, Farmácia, Nutrição e Terapia Ocupacional.


É uma área com grande incentivo à pesquisa e requer habilidades em biologia, química e física. Além disso, a execução dessas profissões sai dos laboratórios e se direciona para o convívio pessoal com pacientes e atendimento individual. Essa parte requer habilidades sociais como boa comunicação e empatia.


4- Ciências Exatas e da Terra

Essa é a área dos apaixonados por física e matemática. As principais frentes das Ciências Exatas e da Terra são a álgebra, a análise de dados, a geometria, probabilidade e estatística, tudo que envolve computação, a astronomia, a geologia, a física, a química e a oceanografia.


Série de comédia retrata a vida de pesquisadores e cientistas.

Uma dica para quem gosta de séries, a série "The Big Bang Theory" retrata profissionais e pesquisadores dessas áreas citadas acima de uma forma cômica e envolvente.


As profissões dentro dessas áreas de estudo são diversas, entre elas temos a Matemática, a Probabilidade e Estatística, a Ciência e Engenharia da computação, a Tecnologia da Informação, a Astronomia, a Física, a Química, as Geociências, a Oceanografia.


5- Engenharias

As engenharias estudam sobre construções, estruturas, desenvolvimento de materiais, circuitos, processos químicos, processos de fabricação e muito mais. É uma área com bastante física, matemática e química.


Os cursos de engenharia são diversos como: Engenharia de Transportes, Engenharia Química, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Civil, Engenharia Biomédica, Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia Nuclear, Engenharia de produção, Engenharia Sanitária, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Materiais e Metalurgia, Engenharia de Minas e Engenharia Mecatrônica.



6 - Ciências Humanas

As famosas Ciências Humanas são as queridas pelos professores. Elas compõe toda a área da educação, da psicologia, da filosofia, da sociologia, da antropologia, arqueologia, história, geografia, teologia e ciências políticas. As profissões acompanham o nome das áreas de estudo.


As principais habilidades requeridas são interpretação de texto, leitura, conhecimentos históricos e políticos (ou interesse neles), abertura para argumentação e investigação.


7 - Ciências Sociais Aplicadas

Essas são as ciências que englobam várias profissões empresariais como Direito, Administração, Economia, Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional, Biblioteconomia, Arquivologia, Demografia, Museologia, Comunicação, Serviço Social, Economia Doméstica, Desenho Industrial e Turismo.


São profissões que prestam diversos serviços à comunidade e possuem conhecimentos distintos de matérias como matemática, filosofia, história e geografia.


8- Linguística, letras e artes

Essa área do conhecimento é bem óbvia, não é mesmo? As suas profissões estão ligadas à especialização em línguas, literatura, redação, tradução, além disso abrange toda a área artística, seja dança, teatro, arte circense, artes plásticas, música, cinema, fotografia, produção de vídeos e muito mais.


São profissões que pedem criatividade, muita leitura e uma imaginação aguçada.


Vamos para a prática

Agora que você descobriu quais são as áreas do conhecimento, está na hora de pensar sobre as habilidades que você tem e em qual dessas áreas elas se enquadram mais. Cada área do conhecimento possui inúmeras profissões que valem à pena serem consideradas e pesquisadas.


Aqui na Asped temos o propósito de ajudar você a crescer e a impactar a comunidade. Por isso, temos diversas áreas de atendimento com aulas especializadas e profissionais capacitados. Uma das formas de descobrir sobre sua paixão vocacional é atuar em algum trabalho. Seja um voluntário em nossa equipe e descubra na prática sobre algumas áreas profissionais.





Contato


Rua Calil Abrão, 121 - Luizote de Freitas


Uberlândia-MG - 38414-256


E-mail: contato@asped.org


Tel: +55 (34) 3217-9696


Whatsapp: +55 (34) 98805-2440



Imagens: Freepik

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo