7 dicas para se alimentar melhor nas Festas de Final de Ano

O tão esperado Final de Ano está chegando e são muitas as tentações nas ceias de Natal e Ano Novo, mas nem por isto é preciso sair da boa forma. Descubra aqui boas dicas para manter uma alimentação saudável


Mesa posta para a confraternização do final de ano com alimentos mais leves e saudáveis

O ano está quase no fim. As casas já estão cheias de enfeites natalinos e luzes brilhantes. Muitas pessoas estão se preparando para viajar, fazendo listas de presentes, ansiando por festejar com amigos, família e já estão pensando no cardápio que querem para as festividades.

Algumas pessoas estão há meses intensificando seus treinos na academia e se preocupando em manter a forma, pelo risco de se esbaldarem na ceia, já que é um período caracterizado por um cardápio bem variado e com muitas guloseimas. Fica difícil resistir às inúmeras tentações.

Afinal, quem não espera esta época para comer panetones, pernil, bacalhau e aquelas deliciosas sobremesas?

A boa notícia é que, mesmo com alguns excessos, é possível manter o peso de forma saudável, sem deixar de aproveitar esses momentos.


Pensando nisso, preparamos 7 dicas para você se alimentar bem e se manter em forma nas festas de fim de ano. Venha conferir!


1º Faça boas escolhas

Alimentação saudável é aquela que fornece todos os nutrientes fundamentais para o funcionamento do nosso corpo, para isto é importante reduzir gorduras, alimentos processados, açúcares e sal. Essas são medidas que podem melhorar a sua alimentação.


Então, a primeira dica para ter uma alimentação saudável é fazer boas escolhas. Isto é, ter variedade nos pratos e controlar as quantidades, assim você evita exageros, desconfortos estomacais, mantém o equilíbrio e aproveita para comer um pouco de tudo.


Se você já deseja entrar no ritmo, comece agora mesmo a preparar o seu cardápio, usando métodos rápidos e eficazes como o branqueamento de alimentos e o congelamento de legumes e verduras.


2º Movimente o seu corpo

Outra dica fundamental é se movimentar. Nesta época do ano, normalmente, as pessoas aumentam a ingestão calórica, por isso, praticar exercícios ajuda na queima de calorias e também a controlar a ansiedade, evitando que você desconte na comida qualquer sensação de desconforto.


Mulheres se exercitando e se preparando para as festividades do final de ano

Outras indicações valiosas são:

  • Acorde mais cedo para treinar, assim você terá mais tempo livre para outros compromissos;

  • Faça exercícios que você goste, assim ficará com mais disposição ao praticá-los.

3º Não pule refeições

Para manter hábitos saudáveis, o ideal é não pular nenhuma refeição, nem ficar muitas horas sem comer, pois a ausência da refeição irá fazer com que você se satisfaça apenas com grandes quantidades de alimentos ou opte pelos mais gordurosos e com açúcares na hora do evento.


Lembre-se, até alimentos saudáveis podem fazer mal se consumidos em excesso.


O azeite é um bom exemplo de alimento saudável que pode fazer mal se consumido em grandes quantidades, pois é um alimento que possui muitas calorias. Consumi-lo em grandes quantidades pode desregular o seu organismo, como também fazer você ganhar alguns quilos.


Azeite, alimento calórico, se comido em grandes quantidades pode fazer mal à saúde.

4º Hidrate-se

Outra dica muito importante é se manter hidratado, pois a desidratação causa sensação de fome. Muitas vezes o seu corpo precisa de água e você pode se confundir, achando que está com fome por falta de nutrientes. Quando não percebemos a diferença, acabamos nos alimentando ao invés de optar por água ou bebidas leves, como sucos naturais.

Manter o corpo hidratado é um dos passos para a alimentação saudável

Quando sentir fome, beba água primeiro. Depois avalie se realmente estava com sede ou se seu corpo está realmente precisando de energia e nutrientes.


5º Aposte nas Saladas

Começar pela salada é uma boa opção para uma alimentação saudável nas festas de confraternização, pois estes alimentos ajudam a saciar o apetite, além de serem mais saudáveis e ricos em fibras, o que ajuda na digestão.


O ideal para este período festivo é manter o equilíbrio, evitando excessos, controlando os impulsos e pensando na saúde.


Uma salada pode ter diversos legumes, verduras e frutas, além de castanhas, queijos e temperos.

6º Substituições inteligentes

Após saborear aquela saladinha, está na hora do prato principal! Opte pelos alimentos mais magros, como aves, grelhados e legumes, ao invés de carnes vermelhas, frituras e embutidos. Assim você estará saboreando pratos mais saudáveis e fazendo substituições inteligentes e menos calóricas.


Faça escolhas inteligentes e sem exageros, assim você aproveitará de tudo, evitando alimentos cheios de gorduras que, além de fazerem mal ao nosso organismo quando os consumimos, são geradores de ganhos de peso.


7º Troque ingredientes na sobremesa

Para quem gosta das guloseimas, não precisa se privar dessas delícias. Temos dicas para você deixar a sobremesa mais saudável, fazendo trocas simples dos ingredientes. Venha conferir!

  • Ao invés de usar chocolates ao leite nas sobremesas, substitua-os por cacau ou chocolate mais amargo, pois os chocolates ao leite possuem o percentual de gordura e açúcar maior que o do cacau ou do chocolate amargo, tornando a receita menos nutritiva e mais gordurosa. Os chocolates mais saudáveis são os que têm o percentual mais elevado de cacau e menos ingredientes como manteiga, leite e açúcar;

  • Opte por sobremesas que usem creme de leite ao invés de leite condensado, assim você deixará seu prato com uma quantidade calórica menor;


Creme de morango feito com creme de leite e frutas naturais é uma boa opção de sobremesa menos calórica

  • Inclua frutas no cardápio. Nesta época do ano há grande variedade de frutas. Veja algumas sugestões:

Um prato com diversidade de sabores e nutrientes para colorir o seu cardápio.

Romã: é uma fruta com poderoso poder antioxidante e anti-inflamatório;

Uva: rica em vitaminas K e C, essa fruta é antioxidante;

Banana: rica em vitaminas A, potássio e é ótima para manter a musculatura saudável;

Amora: rica em vitaminas C, E e K e ajuda a melhorar o funcionamento do intestino.

Essas são opções deliciosas, que combinam perfeitamente com as festas de final de ano, além de serem alternativas saudáveis.


Na prática

A alimentação saudável pode se transformar num estilo de vida, além de gerar mais qualidade no seu dia-a-dia e manter você em boa forma.


Se você deseja mais dicas e um direcionamento para ter novos hábitos alimentares em 2022, nós podemos te ajudar. A Asped oferece atendimento nutricional com especialista, além de cursos e palestras sobre alimentação, então fique atento as nossas redes sociais e entre em contato conosco.


Comece o ano de 2022 investindo na sua saúde e cuidando de você.





Contato Asped

Rua Calil Abrão, 121 - Luizote de Freitas

Uberlândia-MG - 38414-256

E-mail: contato@asped.org

Tel: +55 (34) 3217-9696

Whatsapp: +55 (34) 98805-2440


Imagens: Freepik

118 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo