3 dicas para a Musicalidade na infância que aumenta o desempenho escolar

Atualizado: 22 de out. de 2021

Estudo aponta que a música atinge diversas áreas do cérebro, como cognição, memória, tato, linguagem e coordenação motora.


Uma das expressões culturais mais populares é a música, e mesmo as crianças já se beneficiam dela através das cantigas de ninar, brincadeiras cantadas, até mesmo na aprendizagem do alfabeto e a ordem dos números pela musicalidade. Por fazer parte do cotidiano infantil, muitos pesquisadores têm estudado o impacto da música na vida das crianças, inclusive no que diz respeito à melhora escolar das crianças que fazem música.


As pesquisadoras Paula Martins Said e Dagma Venturini Marques Abramides (2020) fizeram uma pesquisa com 80 crianças, para verificar se há diferença no desempenho acadêmico das crianças que fazem educação musical. Nesse estudo, metade do grupo foi submetida ao ensino musical em comparação com o outro grupo que não teve essa intervenção. As autoras fizeram testes antes e depois da intervenção para verificarem as mudanças, e o resultado indicou uma melhora significativa no desempenho escolar e na competência acadêmica das crianças que participaram da educação musical.


Segundo as autoras, a música atinge diversas áreas do cérebro, fazendo com que ele funcione de forma mais ampla, em rede. Ou seja, a música proporciona uma maior ativação da cognição, porque depende de outras funções mentais como memória, tato, linguagem e coordenação motora. E essa ativação cerebral pode ajudar nas tarefas mentais e como consequência aumentar o desempenho escolar dos pequenos, especialmente nas crianças até dez anos que ainda estão em crescimento cerebral.


Reis, Resende e Ribeiro (2012) analisam que essa melhora no desempenho escolar pode ter relação com a capacidade de abstração que a musicalidade exige. Eles apontam que uma criança que vive o processo de musicalização desperta outras áreas de conhecimento, como por exemplo o interesse e a facilidade em outros idiomas. Através da aprendizagem musical as crianças também aprendem mais sobre seus sentimentos e a capacidade de ter empatia, e assim fortalecem o desenvolvimento do sentimento de comunidade.


Como dito no início, a música é uma expressão cultural muito importante e promover não só o acesso, mas também o prazer das crianças pela música é um dos objetivos da educação musical.


Temos três dicas para te auxiliar nesse processo de musicalização com os pequenos:



1) A exposição intencional das crianças a diversos gêneros musicais, e assim auxiliar as crianças a se identificarem com a música e desenvolverem seu próprio estilo musical.

2) Incluir na rotina da criança alguma atividade ligada à música, por exemplo ter uma música para cantar na hora da refeição ou do banho. Desse modo é possível auxiliar a criança na compreensão do conteúdo cantado, que diz respeito a ações e sentimentos da realidade em que ela vive.


3) Possibilitar que a criança faça aulas de música de sua própria escolha, seja aula de canto ou de algum instrumento de preferência da criança, que seria a educação musical de fato.



Diante desses estudos, se torna necessário o incentivo dos pais, cuidadores e educadores para aprendizagem musical dos pequenos promovendo o desenvolvimento pleno das crianças, acarretando na melhora no desempenho escolar. Existem escolas de musicalização especializadas para promover esse tipo de ensino musical. Em Uberlândia há mais de 5 anos a Ludwing Educação Musical, tem feito a diferença no desenvolvimento de dezenas de alunos, tanto crianças quanto adultos.


 

Você sabia que a escola Ludwing tem parceria com a Asped? No início do mês de julho a Ludwing realizou um lindo recital solidário em parceria com a ASPED.

A Ludwing Educação Musical está com inscrições abertas e com descontos especiais para alunos que forem encaminhados pela ASPED.



Para conhecer Ludwig Educação Musical, faça contato:

e-mail: contato@ludwigeduca.com

whatsapp/telegram: (34) 9 9199-3575

site: www.ludwigeduca.com

Instagram: @ludwigeduca

Facebook: @ludwigeduca


25 visualizações0 comentário