Confira 10 razões para você começar Jiu-Jitsu

Atualizado: 30 de jan.

Comece agora mesmo e tenha muitos ganhos para seu corpo e mente


Dois lutadores de jiu-jitsu
Lutadores profissionais de jiu-jitsu

O jiu-jitsu (grafado também como jujutsu ou jujitsu) é uma arte marcial conceituada no Brasil e conhecido internacionalmente como Jiu-Jitsu Brasileiro (Brazilian Jiu-Jitsu ou BJJ). Sua origem é japonesa e a tradução literal da palavra jiu-jitsu é “arte suave”.


O esporte foi trazido ao Brasil pelo japonês Mitsuyo Maeda, um filho de lutador de sumô nascido na cidade de Hirosaki, Aomori, no Japão, em novembro de 1878 e falecido em Belém do Pará no dia 28 de novembro de 1941, este encantava o mundo todo com seus golpes contra oponentes de todos os tamanhos, estilos e nações.


Maeda, amigo da família Gracie, iniciou o treinamento ao ainda adolescente Carlos Gracie, que se apaixonou pela luta, desenvolvendo algumas particularidades no esporte e disseminando-o no país.


Em tese, a prática de jiu-jitsu permite o domínio do oponente, independentemente do seu tamanho, pois utiliza-se o peso e a força do adversário contra ele mesmo, por meio de golpes de alavancas, torções, pressões para levá-lo ao chão e dominá-lo. A principal diferença entre o jiu-jitsu tradicional e o brasileiro é que o primeiro privilegia a queda e o segundo as lutas no chão.




Esse vídeo nos apresentou a importância de praticar jiu-jitsu. Por ser um esporte completo, promove uma série de benefícios para o corpo e mente de quem o pratica, podendo ser criança, adultos, jovens e idosos.


Doenças psicológicas como depressão, síndrome do pânico podem ser evitadas ou diminuídas com a prática constante dessa atividade. Quer saber mais sobre quais são esses benefícios? Separamos 10 para te inspirar e motivar a praticá-lo:



1 – Melhoria Cardiovascular


Uma menina segurando um coração nas mãos simbolizando saúde cardíaca
O jiu-jitsu pode ajudar em problemas respiratórios e cardiovasculares

A prática desse esporte é recomendada para pessoas com problemas respiratórios ou cardiovasculares.


Com a intensidade dos treinos e a perda de peso resultantes da arte marcial a condição física melhora, assim como a respiração, o ritmo cardíaco, fazendo bem para o coração, o que diminui a piora de problemas cardiorrespiratórios.


Além disso, muitos praticantes do esporte, em busca de uma vida saudável, param de beber e de fumar, o que contribui ainda mais com a diminuição dos riscos de paradas cardíacas e problemas respiratórios.



2- Disciplina


Aluno de jiu-jitsi focado na luta
O treino exige disciplina e concentração dos alunos.

O jiu-jitsu é uma luta que promove disciplina aos seus praticantes, uma vez que é preciso ter respeito pelas regras e pelo professor. Inúmeros valores são ensinados nos treinamentos como compaixão, humildade, superação, humanidade, domínio próprio, além de ensinar a pensar sob pressão e a não desistir dos seus objetivos, mantendo-se perseverante.




3 - Autodefesa


Mulher se autodefendendo de um ataque de um homem com faca
A luta também pode ser usada como fonte de defesa.

É uma ótima opção para quem quer aprender técnicas de autodefesa, pois o desenvolvimento dessa traz mais segurança ao praticante. Tende a deixar o lutador mais alerta em relação às situações de risco no dia a dia, não precisando recorrer à violência, utilizando apenas as técnicas aprendidas nas aulas da arte marcial quando necessário.







4 - Autoestima


Uma mulher se abraçando
A nossa autoimagem é fundamental para uma boa autoestima.

O jiu-jitsu é uma luta para dominar oponentes de vários tamanhos e pesos por meio de técnicas, por muitas vezes os adversários são maiores que o próprio atleta. Isso acaba promovendo a confiança, aumenta a autoestima e motiva o lutador a perseverar nos treinos e evoluir no esporte, ajudando-o a encarar os problemas e enfrentar mais as dificuldades do dia a dia, pois adquire mais crença em sua capacidade para tal.



5 - Controle da ansiedade e combate ao estresse


Homem tampando o rosto com um desenho de alguém triste
Problemas emocionais são muito comuns em nosso século.

A intensidade desse esporte provoca a exaustão do organismo o que libera dopamina, conhecido como o hormônio da felicidade. Esse hormônio atua no sistema nervoso e sua ação influencia as emoções, aprendizado, humor e atenção, deixando o atleta mais motivado, feliz, com autoestima elevada. É um excelente remédio para controlar a ansiedade e combater o estresse. Além disso, o jiu-jitsu é indicado para aqueles que possuem déficit de atenção, uma vez que este hormônio liberado promove o aumento da atenção, fazendo com que o praticante tenha mais foco e isso o ajuda em sua rotina diária.



6 - Prática em família


Pai com filho fazendo aula de jiu-jitsu
Pai com filho fazendo aula de jiu-jitsu

É comum encontrar pais e filhos praticando juntos o jiu-jitsu, pois os benefícios que essa arte marcial traz são gigantescos, resultando em grandes ganhos para o corpo e mente. Assim, a prática desse esporte em família é algo que contribui muito com o aumento do elo e do bom relacionamento entre os membros da família.







7 - Perda calórica e definição do corpo


Mulher com corpo muito definido
A definição corporal depende de intensa prática de exercícios e boa alimentação.

É possível perder muitas calorias em uma aula de jiu-jitsu. Estipula-se uma queima de 700 a 1000kcal a cada 1h de treino, pois os exercícios de aquecimento são aeróbicos e funcionais, e os exercícios de combate exigem muita habilidade, força (principalmente no abdômen, quadril e pernas). Para quem pratica esse esporte há aceleração do metabolismo, provocando queima de gorduras, resultando em definição corporal.




8 - Esporte inteligente


Tabuleiro de xadrez com o rei caído
Xadrez é um exemplo de jogo que exige inteligência.

Essa atividade não é uma luta agressiva como muitos pensam, apesar de suas torções, golpes de alavanca e pressões para derrubar o adversário. O jiu-jitsu é conhecido como o “xadrez humano”, pois trabalha com o raciocínio lógico, uma vez que habilidades como memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões são utilizadas nessa arte suave. Pode-se dizer que 30% é corpo e 70%, cérebro.




9 - Hábitos mais saudáveis


mulher com hábitos saudáveis
Mulher com hábitos saudáveis.

Quando o jiu-jitsu é levado a sério, o atleta, para conquistar melhor desempenho e resultados, busca modificar seus hábitos para uma vida mais saudável. A alimentação é um dos primeiros hábitos a serem modificados. Os lutadores procuram por uma alimentação mais balanceada, com valor nutricional agregado, além disso, repensam sobre o consumo de bebidas alcoólicas, uma vez que estas intoxicam o corpo. Também começam a ingerir mais água durante o dia, assim como prezam mais por uma boa noite de sono.




10 - Para todos, sem exceção


Professor de jiu-jitsu ensinado a todos sobre a luta
Qualquer pessoa pode aprender jiu-jitsu.

Como já vimos, o jiu-jitsu se adapta a qualquer tipo de biotipo, independentemente de seu peso, altura ou idade, esse estilo de luta é indicado para você que quer melhorias em sua saúde. Como em toda atividade física é necessário, primeiramente, a liberação de um médico para sua execução, caso haja qualquer tipo de restrição, o professor poderá auxiliá-lo na prática da luta, de maneira que não prejudique a sua saúde.


Após esses dez benefícios apresentados, com certeza já percebeu que o jiu-jitsu é um estilo de luta completo, indicado para todos os tipos de pessoas e para diferentes objetivos.


Que tal iniciar essa arte suave e obter todos esses ganhos? A Asped oferece aulas gratuitas desse esporte completo nas terças e quintas, às 19h para crianças de 5 a 12 anos e às 20h para adolescentes, jovens e adultos. Inscrições no local!




Quer saber mais sobre as aulas de jiu-jitsu? Entre em contato conosco pelo e-mail contato@asped.org ou por whatsapp:





Contato

Rua Calil Abrão, 121 - Luizote de Freitas

Uberlândia-MG - 38414-256

E-mail: contato@asped.org

Tel: +55 (34) 3217-9696

Whatsapp: +55 (34) 98805-2440


Imagens: Asped e Pixabay











10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo